
Mais buscados: mei CREDITO SEI BOAS Praticas consultoria

Da Redação

O diretor de Administração e Finanças do SEBRAE RS (segundo à dir.) assinou o convênio em Pelotas (Foto: Wilson Lima)
Pelotas – O SEBRAE RS e a Universidade Católica de Pelotas assinaram nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, convênio de cooperação técnica que dará ainda mais fôlego ao empreendedorismo da Região Sul do Estado. A renovação da parceria entre as duas instituições prevê a seleção de alunos de diversas áreas para atuar no programa Negócio a Negócio como agentes de orientação. Essa equipe prestará atendimento gratuito para estimular a gestão das microempresas. A solenidade ocorreu no gabinete da reitoria e contou com a presença do reitor Prof. José Carlos Pereira Bachettini Júnior, do diretor de Administração e Finanças do SEBRAE RS, Carlos Schütz, e da gerente da Regional Sul do SEBRAE RS, Rosani Boeira Ribeiro.
O Negócio a Negócio foi criado em 2010 e conta com a parceria de universidades locais para aplicação de diagnóstico nas MPEs, análise de dados e acompanhamento para implantação de ações e apresentação de resultados. Neste ciclo serão atendidas exclusivamente microempresas com faturamento anual bruto de até R$ 360 mil. Os atendimentos serão realizados pela Universidade, na sede das empresas, por meio de Agentes de Orientação Empresarial (AOEs), estudantes da Instituição de Ensino. O acompanhamento é gratuito.
Segundo Schütz, a parceria com a UCPel existe desde 2012 e, com essa renovação, o objetivo é atender 2.500 empresas na Região Sul e 500 no Centro Sul no decorrer de 2017. “É um projeto importante para os dois lados. Além de a empresa receber orientação, o estudante tem a possibilidade de reforçar os conteúdos acadêmicos e de conhecer a realidade das microempresas no Estado, além de encontrar neste trabalho uma fonte de renda”, destacou o dirigente.
Conforme explica Rosani Boeira Ribeiro, “o projeto prevê a participação de estudantes de diversos cursos, entre eles administração, economia, ciências contábeis, controladoria e finanças e engenharia de produção. Ficaremos a cargo de capacitar esses alunos com as ferramentas de gestão necessárias”, conta.
São realizadas duas visitas durante o processo de atendimento. Na primeira é produzido um diagnóstico que aponta as principais necessidades do negócio. Na segunda, o acadêmico entrega ao empresário ferramentas de gestão básica conforme a sua necessidade, entre elas finanças e marketing. “Queremos a cada ano ampliar o número de empresas atendidas. Em 2016, foram selecionados 25 alunos e 1.970 empreendimentos visitados”, acrescentou Rosani.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.