Mais buscados: mei credito sei Boas praticas Consultoria
Da Redação
Porto Alegre – A assinatura do Programa Juntos para Competir, ação integrada em agronegócio, desenvolvido pelo Sebrae/RS, Farsul e Senar-RS, ocorreu na tarde dessa quarta-feira, dia 6, no auditório da Farsul, em Porto Alegre. O momento solene de ter o convênio assinado pelo presidente do Sistema Farsul e do Conselho Administrativo do Senar-RS, Carlos Sperotto; pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Vitor Koch; e pelo superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, foi acompanhado por produtores, técnicos agrícolas e autoridades, como o presidente da Fiergs Heitor Müller, e a representante do Governo do Estado, Coordenadora da Câmara Setorial da Carne Bovina, Anna Isabel Suñe.
Carlos Sperotto saudou os visitantes enfatizando a importância do programa como fomento ao setor primeiro, e não primário. “Setor primeiro sim. Estamos num momento de grandes resultados econômicos e o programa vem potencializar o setor que produz o inicial, utilizando recursos de gestão e tecnologia para ser a base da indústria e do comércio”, comentou Sperotto. O “Juntos para Competir” visa o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do agronegócio do Estado, através da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários, buscando incrementar a qualidade dos produtos e agregar valor à produção.
O presidente do CDE do Sebrae/RS, Vitor Koch enfatizou a importância do trabalho dos técnicos da instituição no segmento do agronegócio como agentes multiplicadores de oportunidades. “Quando há sucesso no campo, o resultado aparece no comércio, com investimentos, negócios e possibilidades de crescimento. Por isso estamos juntos para alcançar objetivos comuns das entidades e não competindo entre cada setor”, afirmou Koch.
Gilmar Tietböhl ressaltou que o Senar-RS vai levar informação e tecnologia por meio dos treinamentos e num trabalho conjunto, alcançar excelência em resultados para as cadeias envolvidas e também para os novos projetos que serão iniciados. Conforme Tietböhl, a agricultura de precisão será uma das temáticas desenvolvidas até o final do ano, qualificando produtores para utilizar a tecnologia em favor da produção. Já o presidente da Fiergs, Heitor Müller, parabenizou as três instituições pelo importante passo dado no sentido de aprimorar o setor do agronegócio no Rio Grande do Sul.
O convênio assinado hoje terá vigência até dezembro deste ano e contará com investimento, de parte das três entidades parceiras, de R$ 4 milhões e 518 mil que serão aplicados em três momentos do programa.
Benefícios para 2,3 mil produtores
O Programa “Juntos Para Competir” trabalhará aspectos como a gestão empresarial, tecnológica, agregação de valor ao produto e posicionamentos para a competitividade com os produtores pertencentes a grupos estratégicos. Os segmentos prioritários serão bovinocultura de leite e corte, suinocultura, vitivinicultura, fruticultura, ovinocultura, agroindústria familiar e agricultura. Ainda terão espaço no programa as cadeias de floricultura, apicultura e cana-de-açúcar. A primeira ação do programa acontecerá no dia 12 de junho, em Porto Alegre, beneficiando micro e pequenas empresas rurais, pertencentes às regiões Metropolitana, Vale dos Sinos Caí e Paranhana, Serra Gaúcha, Vale do Taquari e do Rio Pardo, Planalto, Norte, Noroeste, Campanha e Fronteira Oeste, Sul e Centro.
Os 18 projetos que serão beneficiados inicialmente pelo Juntos para Competir são: Desenvolver a Bovinocultura e Ovinocultura do Pampa Gaúcho; Desenvolver o Polo de Produção de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha; Desenvolver as Propriedades Rurais na Região Centro; Melhorar a Gestão dos Sistemas Agro-Familiares da Região Metropolitana de Porto Alegre; Desenvolver a Sustentabilidade das Propriedades Rurais do Noroeste do RS; Produção Integrada em Sistemas Agropecuários – Missões; Desenvolver Sistemas Agrofamiliares da Região Norte; Fortalecer a Citricultura do Norte Gaúcho; Desenvolver a Agroindustrialização Familiar da Região do Planalto; Desenvolver o Setor Lácteo da Região do Planalto RS; Sistemas Agro Familiares – Planalto; Desenvolver a Bovinocultura de Corte na Serra Gaúcha; Fortalecer o Setor Vitivinícola da Serra Gaúcha; Desenvolver a Citricultura do Vale do Caí – Citrus Vale; Desenvolver a Bovinocultura de Corte da Região Sul e Região Centro-Sul; Desenvolver Sistemas Agropecuários da Região Sul e Centro-Sul; Desenvolver os Sistemas Agrofamiliares dos Vales do Taquari e Rio Pardo.
O Juntos para Competir vai ter uma série de ações para incrementar o agronegócio gaúcho. Entre elas, a realização de consultorias setoriais para a elaboração dos planos de trabalho; acompanhamento dos Grupos Setoriais, por técnicos do Sebrae/RS e Senar-RS; ações de formação profissional e promoção social; apoio à realização de eventos estaduais, regionais e locais; promoção de fóruns, seminários, simpósios, congressos, encontros técnicos, palestras, workshops e visitas técnicas; realização e organização de cursos e treinamentos; contratação de especialistas; contratação de consultoria técnica e gerencial; organização de missões técnicas, capacitação técnica/gerencial; estratégias de comercialização e apoio às empresas para participação em eventos de interesse.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.