Mais buscados: Mei credito sei BOAS Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – A assinatura do Programa Juntos para Competir, ação integrada em agronegócio, desenvolvido pelo Sebrae/RS, Farsul e Senar-RS, ocorreu na tarde dessa quarta-feira, dia 6, no auditório da Farsul, em Porto Alegre. O momento solene de ter o convênio assinado pelo presidente do Sistema Farsul e do Conselho Administrativo do Senar-RS, Carlos Sperotto; pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Vitor Koch; e pelo superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, foi acompanhado por produtores, técnicos agrícolas e autoridades, como o presidente da Fiergs Heitor Müller, e a representante do Governo do Estado, Coordenadora da Câmara Setorial da Carne Bovina, Anna Isabel Suñe.
Carlos Sperotto saudou os visitantes enfatizando a importância do programa como fomento ao setor primeiro, e não primário. “Setor primeiro sim. Estamos num momento de grandes resultados econômicos e o programa vem potencializar o setor que produz o inicial, utilizando recursos de gestão e tecnologia para ser a base da indústria e do comércio”, comentou Sperotto. O “Juntos para Competir” visa o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do agronegócio do Estado, através da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários, buscando incrementar a qualidade dos produtos e agregar valor à produção.
O presidente do CDE do Sebrae/RS, Vitor Koch enfatizou a importância do trabalho dos técnicos da instituição no segmento do agronegócio como agentes multiplicadores de oportunidades. “Quando há sucesso no campo, o resultado aparece no comércio, com investimentos, negócios e possibilidades de crescimento. Por isso estamos juntos para alcançar objetivos comuns das entidades e não competindo entre cada setor”, afirmou Koch.
Gilmar Tietböhl ressaltou que o Senar-RS vai levar informação e tecnologia por meio dos treinamentos e num trabalho conjunto, alcançar excelência em resultados para as cadeias envolvidas e também para os novos projetos que serão iniciados. Conforme Tietböhl, a agricultura de precisão será uma das temáticas desenvolvidas até o final do ano, qualificando produtores para utilizar a tecnologia em favor da produção. Já o presidente da Fiergs, Heitor Müller, parabenizou as três instituições pelo importante passo dado no sentido de aprimorar o setor do agronegócio no Rio Grande do Sul.
O convênio assinado hoje terá vigência até dezembro deste ano e contará com investimento, de parte das três entidades parceiras, de R$ 4 milhões e 518 mil que serão aplicados em três momentos do programa.
Benefícios para 2,3 mil produtores
O Programa “Juntos Para Competir” trabalhará aspectos como a gestão empresarial, tecnológica, agregação de valor ao produto e posicionamentos para a competitividade com os produtores pertencentes a grupos estratégicos. Os segmentos prioritários serão bovinocultura de leite e corte, suinocultura, vitivinicultura, fruticultura, ovinocultura, agroindústria familiar e agricultura. Ainda terão espaço no programa as cadeias de floricultura, apicultura e cana-de-açúcar. A primeira ação do programa acontecerá no dia 12 de junho, em Porto Alegre, beneficiando micro e pequenas empresas rurais, pertencentes às regiões Metropolitana, Vale dos Sinos Caí e Paranhana, Serra Gaúcha, Vale do Taquari e do Rio Pardo, Planalto, Norte, Noroeste, Campanha e Fronteira Oeste, Sul e Centro.
Os 18 projetos que serão beneficiados inicialmente pelo Juntos para Competir são: Desenvolver a Bovinocultura e Ovinocultura do Pampa Gaúcho; Desenvolver o Polo de Produção de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha; Desenvolver as Propriedades Rurais na Região Centro; Melhorar a Gestão dos Sistemas Agro-Familiares da Região Metropolitana de Porto Alegre; Desenvolver a Sustentabilidade das Propriedades Rurais do Noroeste do RS; Produção Integrada em Sistemas Agropecuários – Missões; Desenvolver Sistemas Agrofamiliares da Região Norte; Fortalecer a Citricultura do Norte Gaúcho; Desenvolver a Agroindustrialização Familiar da Região do Planalto; Desenvolver o Setor Lácteo da Região do Planalto RS; Sistemas Agro Familiares – Planalto; Desenvolver a Bovinocultura de Corte na Serra Gaúcha; Fortalecer o Setor Vitivinícola da Serra Gaúcha; Desenvolver a Citricultura do Vale do Caí – Citrus Vale; Desenvolver a Bovinocultura de Corte da Região Sul e Região Centro-Sul; Desenvolver Sistemas Agropecuários da Região Sul e Centro-Sul; Desenvolver os Sistemas Agrofamiliares dos Vales do Taquari e Rio Pardo.
O Juntos para Competir vai ter uma série de ações para incrementar o agronegócio gaúcho. Entre elas, a realização de consultorias setoriais para a elaboração dos planos de trabalho; acompanhamento dos Grupos Setoriais, por técnicos do Sebrae/RS e Senar-RS; ações de formação profissional e promoção social; apoio à realização de eventos estaduais, regionais e locais; promoção de fóruns, seminários, simpósios, congressos, encontros técnicos, palestras, workshops e visitas técnicas; realização e organização de cursos e treinamentos; contratação de especialistas; contratação de consultoria técnica e gerencial; organização de missões técnicas, capacitação técnica/gerencial; estratégias de comercialização e apoio às empresas para participação em eventos de interesse.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.