Programa Juntos para Competir promove Seminário de Vitivinicultura em Jaguari
Da Redação
Jaguari – Proprietários de micro e pequenas empresas (MPEs) vinícolas, produtores, estudantes e pesquisadores da região central do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de participar de um evento voltado especialmente para a fabricação de uva e vinho. O Programa Juntos para Competir – parceria entre Sebrae/RS, Senar-RS e Farsul – promove o II Seminário de Viticinicultura do Vale do Jaguari, no dia 11 de outubro, no Clube União de Jaguari- Av. Dr Severiano Almeida, 345.
A atividade é gratuita e aberta ao público. Para inscrições antecipadas, os interessados devem entrar em contato com a Central de Relacionamento Sebrae/RS, 0800 570 0800, ou no próprio local, 30 minutos antes da abertura do evento às 9h30min. O seminário é mais uma ação do projeto da instituição Desenvolver as Propriedades Rurais na Região Centro. “A iniciativa visa o crescimento econômico da região, através de diversas ações que qualifiquem e aperfeiçoem o desempenho das MPEs do setor do agronegócio”, explica a gestora de projetos do Sebrae/RS Lidiane Soldatti.
O seminário será composto de palestras que procuram estimular a fabricação, o comércio e o consumo dessa bebida que é considerada uma das mais famosas do mundo. A história, a evolução e a propagação do vinho serão os principais temas das conversas. Além disso, uma visita técnica leva os participantes ao Centro Mesorregional de Vitinicultura do Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari. O local é referência para região, pois conta com a estrutura necessária – salas de treinamento, laboratório, administração, biblioteca e alojamentos – para garantir o aprimoramento tecnológico na fabricação desse produto.
Jaguari não é o único município beneficiado com o projeto do Sebrae/RS, cidades gaúchas como Santiago, Quevedos, Unistalda, São Francisco de Assis, Tupaciretã, Itaara, Júlio de Castilhos, São Sepé, São Pedro do Sul, Mata e Pinhal Grande também podem participar. “Diante desse cenário, percebemos que a região é um dos polos de produção do vinho no País. Por isso, através do seminário, o Sebrae/RS, junto com o Instituto Federal Farroupilha, a prefeitura e a Associação dos Produtores de Vinho e Derivados de Uva do Vale do Jaguari, procura fortalecer e integrar a prática da vitivinicultura”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor August Koch.
Em destaque, a palestra “Os efeitos do vinho na saúde humana”, ministrada pelo Dr. Jairo Monson de Souza Filho, médico com atuação em cardiologia e autor de vários livros, artigos e pesquisas sobre o assunto. Logo depois da conversa, um jantar especialmente italiano e regado a vinho será servido no valor de R$ 20.
Confira a programação do II Seminário de Viticinicultura do Vale do Jaguari:
10h – 12h: “História e Evolução Técnica da Viticultura Brasileira”, palestra ministrada pelo sócio proprietário da empresa Angheben Adega de Vinhos Finos Ltda, Idalêncio Francisco Angheben. Foi gerente do Departamento Agrícola da Chandon Brasil durante 26 anos.
13h15min – 14h15min: “Conservação dos Solos Agrícolas: um pré-requisito fundamental à persistência da vida na Terra”, ministrada pelo Pós-Doutor em Solos da Universidade de estado de Dakota do Sul (EUA) Neroli Pedro Cogo. Atua como professor de graduação e pós graduação do Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia da UFRGS.
14h15 – 15h15: “Formação, características e potencialidade agrícola dos solos do Vale de Jaguari-RS”, ministrada pelo Doutor pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais Paulo César do Nascimento.
15h30 – 17h: “Desenvolvimento da Vitivinicultura Orgânica na Serra Gaúcha”, palestra ministrada pelo tecnólogo em Vitivinicultura e Enologia pelo Centro Federal de Ensino Tecnológico, hoje Instituto Federal Farroupilha.
17h: Visita técnica
20h: Palestra “Os efeitos do vinho na saúde humana”, ministrada pelo Dr Jairo Monson de Souza Filho / Jantar.