Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei SEI crédito Consultoria boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae RS inicia capacitações do Cidade Empreendedora em São Leopoldo

Cronograma de ações irá ampliar e fomentar oportunidades de desenvolvimento do município nos próximos dois anos

atualizado em: 30/08/21

Da Redação

COMPARTILHE

O mês de agosto representa um marco para o fomento ao empreendedorismo e para a qualificação de gestores e profissionais de São Leopoldo com o início das ações do Programa Cidade Empreendedora. Desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o poder público, a iniciativa possui um robusto cronograma de atividades a serem desenvolvidas nos próximos dois anos. A organização já iniciou as consultorias de simplificação dos processos e de melhorias dos serviços prestados na sala do empreendedor, além do treinamento do software de atendimento e reciclagem do MEI.

 

‘‘O programa é um dos principais expoentes do empreendedorismo de São Leopoldo, que está contribuindo para o fortalecimento e qualificação da nossa estratégia de desenvolvimento da cidade, não somente impulsionando a abertura de novas empresas, mas ainda garantindo que essas sejam mantidas no futuro. É um momento especial’’, destaca o prefeito Ary José Vanazzi.

 

Para o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, o programa funcionará como uma ferramenta fundamental para o planejamento do município. ‘‘A iniciativa casa perfeitamente com os desafios que temos hoje aqui na administração: desburocratização de processos internos e otimização da força produtiva local. Estamos muito otimistas de que a expertise do Sebrae RS nos deixará um ótimo legado após a implementação dos 4 eixos’’, avalia o secretário.

 

São Leopoldo tornou-se a 29ª cidade gaúcha a aderir ao programa do Sebrae RS. Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e jovens. O município conta ainda com o eixo complementar de Inspeção Municipal.

 

Segundo a analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini, o planejamento atual já prevê uma série de articulações e reuniões junto à Secretaria da Educação, diretores e coordenadores das escolas para fazer uma explanação dos produtos que serão trabalhados no município.

 

Em São Leopoldo, 92% dos empreendimentos existentes fazem parte de micro e pequenas empresas. Dados da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande (JucisRS), apontam o município como oitavo com maior saldo na constituição de empresas em julho. No primeiro semestre de 2021, foram 2.760 empresas abertas, e 1.010 extintas, totalizando um saldo positivo de 1.750.

 

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.

 

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Setembro de 2021

Sebrae em novo endereço

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2021

Para dar água na boca

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 01/09/2021 18:00

Sebrae RS apresenta mais uma edição da batalha de startups, no Insight Sul

Sebrae RS Podcast 24/08/2021 16:00

Sebrae RS e PUC-RS lançam HUB Phygital

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: