Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito sei Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae RS lança 5ª edição da Certificação das Salas do Empreendedor do Rio Grande do Sul

Live de lançamento aconteceu nesta quinta-feira (17/8) e municípios têm até o dia 30/8 para se inscreverem na certificação

atualizado em: 17/08/23

Da Redação

COMPARTILHE

O Sebrae RS lançou nesta quinta-feira (17/8) a 5ª edição do processo de Certificação das Salas do Empreendedor do Rio Grande do Sul, distinção de reconhecimento aos espaços que se destacam pela excelência no serviço prestado aos empreendedores locais. O prêmio é resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Sebrae RS, para reconhecer os esforços de melhoria dos serviços oferecidos nas Salas do Empreendedor e oferecer um atendimento ainda mais qualificado aos empreendedores locais. O processo de certificação entrega aos municípios os selos Bronze (serviços básicos), Prata (serviços intermediários), Ouro (serviços avançados) e Diamante (serviços avançados plus). 

O período de inscrições será do dia 17/08/2023 até às 23h59min do dia 30/08/2023 e deverão ser realizadas pelo responsável da Sala através do link (https://pt.surveymonkey.com/r/inscricao2023). Assista ao vídeo de lançamento clicando aqui. 

As Salas do Empreendedor são uma iniciativa das Prefeituras para atendimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), especialmente dos Microempreendedores Individuais (MEIs). Funcionam como pontos de apoio, oferecendo informações, capacitação, consultorias, formalização de empresas, orientações sobre legislações e acesso a programas de incentivo ao empreendedorismo. E buscam facilitar o processo de abertura, regularização e gestão de pequenos negócios, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas regiões em que atuam. 

“Hoje, temos 213 Salas do Empreendedor no estado, sendo que a expectativa é chegarmos a 80% das salas certificadas”, projeta Guilherme Osório, analista de Políticas Públicas do Sebrae RS. Em 2022, 119 salas gaúchas foram certificadas durante evento realizado na Mercopar, em Caxias do Sul, no mês de outubro. Este ano, a entrega será em Porto Alegre, em data e local ainda a serem definidos. 

 Avanço significativo

Conhecidas por facilitar a vida dos MEIs e das MPEs na hora de abrir um negócio, as Salas do Empreendedor precisam atender a alguns requisitos da metodologia de certificação para receber os selos. Desde o ano passado, alguns novos critérios foram incluídos para a certificação, como a presença das Salas nas redes sociais, a oferta de Mapa de Oportunidades para os empreendedores e a realização de cursos diversos para o melhor atendimento pelas Salas. 

Janaína Medeiros, gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, destaca que este ano é especial. “Testemunhamos um significativo avanço nas Salas do Empreendedor desde o início da certificação, em 2019. Com a realização da 5ª edição, estamos concluindo um ciclo no estado e iniciando a adesão à metodologia de certificação nacional. Isso marca um importante passo em direção à uniformização e qualidade do suporte oferecido aos empreendedores em todo o país”, afirma Janaína. 

Para Ronald Martin Dauscha, diretor-presidente da FNQ, o processo de Certificação das Salas do Empreendedor do Rio Grande do Sul é resultado da parceria de sucesso entre a Fundação e o Sebrae RS desde 2019, para reconhecer os esforços de melhoria dos serviços oferecidos aos empreendedores locais. Houve um crescimento do número de Salas reconhecidas a cada ano. Em 2019, foram 43; em 2020, 79; em 2021, 99; e, em 2022, 119. “A expectativa para 2023 é reconhecer um número ainda maior de Salas que se destacam pela excelência nos serviços prestados. E a FNQ está muito orgulhosa e feliz por participar desta importante inciativa”, destaca Dauscha. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Fevereiro de 2024

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 41 municípios finalistas em 2024

SAIBA MAIS

 

27 de Fevereiro de 2024

Capão do Leão regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: