Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei SEI crédito CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS lança Programa Energia Mais

atualizado em: 11/01/16

Da Redação

COMPARTILHE

Com duração de dois anos, iniciativa visa aumentar a participação das pequenas empresas no mercado nacional no segmento de eficiência energética e geração de energia a partir de fontes renováveis

Da Redação

Pequenos negócios da cadeia de energias renováveis serão capacitados (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – Não tem volta. Eficiência energética e geração de energia a partir de fontes renováveis são duas das mais importantes preocupações das sociedades modernas. Para estar presente nesse mercado, não apenas como consumidores, mas como protagonistas nos negócios, as micro e pequenas indústrias ou prestadores de serviços da cadeia de energia passam a contar com um programa específico desenvolvido pelo SEBRAE/RS. O lançamento ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 11 de janeiro, na Regional Metropolitana.

O novo programa chama-se Energia Mais e tem como objetivo ampliar as oportunidades para os pequenos negócios da cadeia de energias renováveis e soluções em eficiência energética da Região Metropolitana de Porto Alegre. Pretende buscar a diversificação de mercado e aproximação com os investimentos na cadeia de energia no Brasil. A ideia é qualificar 45 pequenas indústrias e prestadoras de serviços industriais do segmento. O gestor do projeto na Regional Metropolitana, Cleverton Paranhos da Rocha, antecipa que o Programa Energia Mais se estenderá, também, para as regiões da Serra Gaúcha e Zona Sul. “O Rio Grande do Sul é um dos estados com grande potencial para crescer nos dois segmentos, o de geração de energia a partir de fontes renováveis (como eólica, fotovoltaica, biomassa ou PCHs) e de soluções em eficiência energética”, afirma.

De acordo com Paranhos da Rocha, a realidade tecnológica para geração de energia elétrica está bastante avançada e possui enorme aceitação para projetos de pequeno porte. “As empresas gaúchas possuem excelentes soluções para atender com qualidade as necessidades energéticas urbanas e rurais em todas as regiões do Estado e do País. Existem muitos projetos nesse segmento e, portanto, todas as iniciativas possuem boas perspectivas de ótimos resultados”, argumenta.

No evento de lançamento foi apresentada a metodologia de aplicação do Programa, com duração de dois anos (2016 e 2017). “Após a seleção das empresas que vão compor o grupo do Programa, devemos realizar diagnósticos para identificar os principais gargalos e as carências de curto e médio prazo. Esses aspectos deverão ser trabalhados a fim de transformar as empresas e dar condições de torná-las mais competitivas”, esclarece o gestor do SEBRAE/RS. Com o andar do Programa, deverão ser realizadas ações de qualificação para atuação de mercado que vão desde cursos presenciais e consultorias até ações específicas de prospecção de mercado, participação em feiras e missões, rodadas de negócios, entre outros.

O biólogo Leonardo Matias, sócio fundador da Biometria Consultoria e Projetos, empresa especializada no licenciamento, implantação e desenvolvimento de projetos para geração de energia eólica, hídrica e fotovoltaica nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, realizou palestra sobre “Cenários e Oportunidades para Energias Alternativas no Brasil”. Ele apresentou o setor com mais detalhes sobre as matrizes energéticas alternativas em desenvolvimento, os incentivos econômicos para o setor de energias alternativas, as perspectivas de negócios presentes e/ou futuros, como acessar e fornecer neste mercado e principais investimentos no País.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Veja Mais

Sebrae RS lança UP Digital 2020 - Unindo Perspectivas

Sebrae RS lança UP Digital 2020 - Unindo Perspectivas

Frederico Westphalen: 100% dos usuários reconhecem o trabalho da Sala do Empreendedor

Frederico Westphalen: 100% dos usuários reconhecem o trabalho da Sala do Empreendedor

Sala do Empreendedor de Uruguaiana busca Selo Prata

Sala do Empreendedor de Uruguaiana busca Selo Prata

Notícias

29 de Outubro de 2020

Sebrae RS lança UP Digital 2020 - Unindo Perspectivas

SAIBA MAIS

 

29 de Outubro de 2020

Frederico Westphalen: 100% dos usuários reconhecem o trabalho da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/10/2020 08:45

Sebrae RS e Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado levam matchmakings para a 29ª Mercopar

Sebrae RS Podcast 28/10/2020 18:10

Up Digital tem como foco transformação digital para empresas e estudantes​

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: