Mais buscados: MEI crédito Sei boas Praticas Consultoria
Da Redação
São Leopoldo – Um dos segmentos econômicos que mais mobilizam pequenas indústrias, a cadeia produtiva do plástico, terá um projeto de desenvolvimento próprio a partir dos próximos meses. Trata-se de uma iniciativa do SEBRAE/RS a partir da Regional Vale dos Sinos, Caí e Paranhana e chama-se Projeto Desenvolver a Cadeia do Plástico Gaúcho. As micro e pequenas empresas ligadas às atividades de reciclagem e transformação de materiais plásticos (filme, embalagens, peças técnicas, injetados diversos, etc.) poderão participar. Serão apenas 40 vagas e as inscrições vão até o final de maio de 2015. Demais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3594-2995.
Conforme o técnico da Regional do SEBRAE em São Leopoldo Junior Utzig o objetivo da proposição deste novo projeto é dispor do conhecimento e da experiência da instituição para apoiar as empresas em seu desenvolvimento através de consultorias de intervenção para melhorias nos processos produtivos, desenvolvimento de produtos, marketing, finanças, recursos humanos e estratégia. “Além das questões de gestão, que são fundamentais para qualquer negócio, as pequenas indústrias da cadeia do plástico também precisam ser auxiliadas nas demandas ambientais, de adequação às NR (Normas Regulamentadoras)”, explica Utzig.
Por outro lado, o apoio em projetos de eficiência energética podem significar diferenciais competitivos importantes, e “isso deve estar sempre em vista nos projetos de empreendedores de pequenas indústrias”, completa o técnico do SEBRAE/RS. Nesse sentido, o sócio da Sigal Injeção de Termoplásticos, de São Leopoldo, Gabriel dos Santos Pintor, reconhece que o projeto é uma oportunidade para “fazer uma lição de casa estratégica”. Ele é um dos primeiros empresários a se inscrever para as atividades que devem começar no próximo mês de junho. “O setor vive um momento bastante difícil com o cenário de mercado econômico em recessão. Porém, é um ciclo temporário e quando voltarmos a crescer precisamos estar preparados. Tenho a expectativa de rever algumas coisas na empresa, melhorar a estrutura e a gestão”, empolga-se.
A Sigal é uma microindústria com apenas cinco colaboradores. Em cinco anos de mercado, conquistou vários clientes que são outras indústrias ou empresas que comercializam objetos em plástico. “Somos uma parte da cadeia produtiva que apenas faz a injeção do plástico para a confecção do produto no molde que o cliente possui”, explica o empreendedor.
Utzig, do SEBRAE/RS, acrescenta que nas ações do projeto deverão ocorrer palestras, encontros, consultorias, capacitações e trocas de experiências entre os empresários.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.