Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Porto Alegre – Para desenvolver as pequenas indústrias da cadeia de valor da saúde, promovendo a aproximação comercial e a geração de negócios junto ao seu mercado-alvo, o SEBRAE RS assinará, no dia 28 de novembro, um acordo de parceria e lançará o projeto Conexão Saúde RS. A apresentação ocorrerá no auditório do Badesul (Rua General Andrade neves, 175, no Centro de Porto Alegre), às 9h. São parceiros o Cluster de Tecnologia para a Saúde RS e a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO). A iniciativa terá duração de dois anos e contará com 50 vagas para micro e pequenas empresas (MPEs) de Porto Alegre e região metropolitana, Vale dos Sinos e Serra. As inscrições para o evento podem ser feitas pela internet.
A indústria nacional, no segmento da saúde, possui uma característica muito complexa que, além de fornecer soluções, contribui significativamente para a economia do País. Conforme explica o técnico do SEBRAE RS Lucas Alves as ações da entidade para fomentar o segmento ainda são recentes, porém, são prioridade. “Precisávamos verificar a viabilidade da nossa iniciativa e se haveria aderência às necessidades do mercado, então realizamos um estudo e apresentamos para um pequeno grupo de empresários que validou a proposta. Com isso conseguimos formatar e viabilizar o projeto”, disse.
Alves ressalta que, apesar da expansão, existem fatores como a forte concorrência com produtos importados e o domínio de grandes empresas que inibem a representatividade das MPEs. “Nesse contexto, nosso objetivo é aproximá-las de seu mercado-alvo de interesse, facilitando o contato comercial, seja através da melhoria de processos gerenciais, como por meio de prospecção de mercado direto e participação em feiras especializadas do setor”, conta.
O Conexão Saúde RS terá duração inicial de dois anos, com início em 2018, podendo ser expandido. O foco de atuação serão as empresas de maquinário, equipamentos, artigos, utensílios, insumos e soluções inovadoras para a rede de atendimento à saúde. Além de acesso ao mercado, outras ações serão estimuladas, como a inteligência e eficiência comercial (planejamento e conversão de vendas), fortalecimento de parcerias estratégicas, desenvolvimento de novos produtos e soluções, indicadores de mercado e gestão, apoio jurídico e tributário, e acesso ao crédito para captação de recursos, por exemplo.
Para o técnico do SEBRAE RS, as MPEs se destacam por terem forte base tecnológica e inovação em produtos e serviços. Segundo ele, essas características trazem vantagem competitiva. “Elas podem rapidamente se adaptar para atender às necessidades do mercado, uma vez que as grandes indústrias, muitas vezes, possuem processos rígidos e tradicionais devido ao tamanho de sua estrutura e um modelo de governança mais conservador”, finaliza.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.