Missão conta com a participação de 42 empresários do setor de panificação e confeitaria
Da Redação
Porto Alegre – A Fipan – Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos, em São Paulo, é o destino da próxima missão empresarial realizada pelo Sebrae/RS com micro e pequenas empresas (MPEs) do setor. De 18 a 20 de julho, 42 empresários visitarão a Feira, padarias e confeitarias referências em qualidade de gestão e produção. O evento é promovido pelo SINDIPAN/AIPAN-SP (Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo).
O evento visitado é considerado um dos principais ambientes de promoção de negócios para os segmentos que operam o Food Service. Em 2011, quando também houve missão organizada pelo Sebrae/RS, o evento reuniu mais de 58 profissionais, 300 expositores e 450 marcas em 36.000m² de exposição. Por isso, torna-se um espaço propício para conhecer as tendências do mercado e fazer contatos com novos fornecedores de insumos, matérias-primas e máquinas.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, promover este tipo de atividade é investir no empreendedorismo gaúcho e no desenvolvimento das pequenas padarias e confeitarias. “Os empreendedores têm a oportunidade de conhecer o que há de novo e de melhor para os seus negócios e, principalmente, podem aplicar os conhecimentos obtidos, tornando-se mais competitivos”, afirma Koch.
Os empresários que compõem o grupo da missão participam dos projetos da indústria de panificação e confeitaria desenvolvidos pelo Sebrae/RS nas Regiões Campanha, Centro, Noroeste, Serra e Vale do Taquari e Rio Pardo. Eles receberão auxílio nos custos de viagem e hospedagem, além da orientação do técnico da Regional Noroeste da Instituição, Marcelo dos Santos Ribas, durante todo o período. “Nas visitas técnicas às empresas referências, os empresários irão conhecer boas práticas de gestão e de produção. Com as orientações e a troca de experiências no grupo, poderão analisar as suas realidades e refletir as potencialidades, pontos fracos e objetivos dos próprios negócios”, destaca Débora Chagas, coordenadora estadual da Indústria no Sebrae/RS.
Expectativas para a Fipan 2012
Para esta edição, estão previstos 62 mil visitantes, para conferir as inovações tecnológicas dos cerca de 350 expositores, distribuídos em quase 40.000m². Também haverá palestras que contemplam diferentes áreas, desde o acesso ao crédito até estratégias de marketing.
Felipe Antônio Corso, 20 anos, de Caxias do Sul, está ansioso pela viagem. Ele segue os passos do pai, Clóvis Antônio Corso, na administração da padaria da família. De São Paulo quer trazer as novidades e os exemplos das empresas visitadas. “Temos curiosidade em conhecer como funcionam as padarias e confeitarias de fora do Estado, como usam as tecnologias e estratégias para chegarem a produtos de qualidade reconhecida”, declara Felipe Corso.