Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito SEI BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae RS leva o Transformar Juntos para a Mercopar 2023

Evento acontece nos dias 18 e 19/10, no espaço Mercopar Conhecimento

atualizado em: 28/09/23

Da Redação

COMPARTILHE

O Seminário Estadual Brasil Mais Simples e o Fomenta Nacional – Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais se unem em uma jornada inédita: o Transformar Juntos, que terá como palco a 32ª edição da Mercopar. O evento é uma iniciativa do Sebrae RS a partir de uma proposição do Sebrae Nacional e tem o objetivo de apontar caminhos para a transformação coletiva, aproximando e engajando mais pessoas ao propósito de desburocratizar o Estado e simplificar o ambiente de negócios.  

O encontro acontece nos dias 18/10 (manhã e tarde) e 19/10 (manhã), no espaço Mercopar Conhecimento, e é voltado a gestores municipais, contadores, entidades ligadas ao tema, servidores dos órgãos públicos envolvidos no processo de registro e licenciamento de empresas e servidores das prefeituras municipais que são responsáveis pela Redesim e compras públicas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia do evento, pelo link 

Para a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros, o Seminário Transformar Juntos é uma oportunidade para o compartilhamento de boas práticas e a mobilização dos gestores públicos em prol da desburocratização do ambiente de negócios e das compras públicas de micro e pequenas empresas.  

“Com o intuito de transformar a realidade dos municípios e do estado, o nome do seminário reflete de forma precisa a necessidade de engajamento coletivo nessa causa. Através da união de esforços, podemos construir um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico, à eficiência na administração pública e, consequentemente, à melhoria da economia. A participação ativa dos gestores públicos é fundamental para impulsionar mudanças significativas, promovendo alicerces sólidos para um futuro próspero e sustentável”, destaca Janaína. 

“Será uma excelente oportunidade de engajar os principais atores, promovendo a troca de informações e experiências para serem aplicadas em seus municípios, contribuindo desta forma para a construção de um ambiente mais favorável ao empreendedorismo, gerando emprego, renda e colaborando para o desenvolvimento local e regional”, afirma o coordenador estadual da Redesim do Sebrae RS, Marcio Benedusi. 

Uma das expectativas para o evento é a disseminação da Resolução nº 4, que contém a tabela de classificação de baixo risco já adequada à  Lei de Liberdade Econômica do RS, aprovada em março deste ano junto ao Subcomitê Estadual da Redesim para tornar o Estado mais ágil e menos burocrático. Mais detalhes no link. 

O Transformar Juntos é uma promoção do Sebrae RS e conta com a parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Descomplica RS, Receita Estadual, JucisRS, Corpo de Bombeiros Militar do RS, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária Estadual, Receita Federal e Sescon RS.  

Confira a programação 

Dia 18/10 – quarta-feira 

Manhã 

09 – Credenciamento 

09h30 – Abertura oficial 

09h45 – Experiência inovadora na governança público-privada  

10h30 – Liberdade para empreender: cases do RS no ranking nacional de dispensa de alvarás e licenciamentos 

11h15 – Emissor de nota fiscal de serviço – NFSE – Governo Federal 

 12h – intervalo para almoço 

 Tarde 

 13h45 – Aplicativo Minha Empresa – Receita Estadual 

14h15 – Alvará na construção civil: simplificando regulamentações e caminhos – case município de Birigui (SP) 

15h – Reinterpretação das licitações e contratos a partir da lei nº 14.133/2021 

15h45 – Função orientativa do TCE para melhoria na gestão 

16h30 – Boas práticas municipais em compras locais 

17h15 – Sucesso na agricultura familiar 

18h – encerramento 

Dia 19/10 – quinta-feira 

Manhã 

9h – A transformação da desburocratização na abertura de empresas no RS 

10h – Educação e compras locais – case de Foz do iguaçu  

10h40 – Estratégia nacional de compras públicas e compras de MPEs 

11h20min – PAINEL: Inovação em Compras Públicas e o Case EITA Recife

12h – Encerramento 

Mercopar 2023 

Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a Mercopar chega a sua 32ª edição de 17 a 20 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em 2022, a maior feira de inovação industrial da América Latina reuniu 512 expositores e gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior. Foram mais de 35 mil visitantes e mais de 200 horas de conteúdo durante os quatro dias do evento. O evento possui foco voltado para a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. 

Mais informações: www.mercopar.com.br 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Fevereiro de 2024

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 41 municípios finalistas em 2024

SAIBA MAIS

 

27 de Fevereiro de 2024

Capão do Leão regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: