Mais buscados: mei crEdito SEI Boas praticas consultoria
Da Redação
Inovar é preciso. Especialmente, em tempos de crise, quando soluções criativas para melhorar a produtividade, aumentar o faturamento e se diferenciar no mercado são necessárias. Com esse objetivo, o SEBRAEtec leva consultorias tecnológicas e capacitações para auxiliar micro e pequenas empresas gaúchas a superar dificuldades e a melhorar seu negócio.
São soluções sob medida para atender a necessidade específica de cada empreendimento. “O SEBRAEtec permite que as empresas tenham acesso a serviços de inovação e ferramentas que permitam o aumento de produtividade, o aperfeiçoamento de processo operacionais, redução de desperdícios, diminuição de consumo de energia, atendimento à legislação ambiental, valorização da marca e diferenciação dos produtos no mercado”, enumera o coordenador estadual do Programa SEBRAEtec, Alexandre Zigunovas Junior.
O atendimento é feito por consultores credenciados dentro das próprias empresas. “As soluções são implementadas com ajuda dos empresários e das suas equipes, considerando o tamanho e a complexidade do negócio, utilizando os recursos já existentes no empreendimento”, detalha o coordenador. É uma maneira eficiente de levar tecnologia para empreendimentos do comércio, indústria, serviços e até do setor industrial. As consultorias têm duração de até seis meses e contam com subsídio de 75% do SEBRAE.
O SEBRAEtec é tão bem-sucedido que já conquistou mais de 40 mil empresas gaúchas desde 2011, quando foi implementado no Estado. Só no ano passado, o número de negócios atendidos passou de 15 mil. E o nível de satisfação passa de 90% entre os empresários. São soluções específicas em áreas como consultoria em design, alimentos, meio ambiente, aperfeiçoamento de processos, eficiência energética e adequação de propriedade rural.
Cursos Além das consultorias, o SEBRAEtec também promove capacitações, que transferem conhecimento e orientação para o aumento de produtividade e ajudam na adoção de soluções para melhorias nos negócios. “Um dos exemplos é o curso Boas Práticas de Fabricação, que trabalha com estabelecimentos que produzem alimentos”, cita Zigunovas. A atividade com duração de 16 horas ensina a maneira adequada e os cuidados na hora de manipular e produzir alimentos para evitar contaminação e manter um alto nível do padrão de qualidade na produção. “O curso é reconhecido pela Vigilância Sanitária e toda empresa do ramo de alimento precisa ter pelo menos um profissional capacitado”, destaca.
Entre as atividades de capacitação promovidas pelo SEBRAEtec também estão a Atualização em Boas Práticas para Serviços de Alimentação, o Curso D-Olho na Qualidade, o curso Gestão Visual de Lojas e a Oficina 5 Menos que são Mais – Redução de Desperdício.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.