
Mais buscados: mei crEdito sei boas Praticas Consultoria

Da Redação

Porto Alegre – Prospectar oportunidades de inserção para as micro e pequenas empresas gaúchas no gigantesco mercado do petróleo na região escandinava europeia. Esse é o objetivo da presença do Sebrae/RS na missão à Feira ONS (Offshore Northern Seas), na Noruega, promovida pela Fiergs, por meio do Centro Internacional de Negócios e do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore, com apoio da Unidade de Atendimento da Apex-Brasil no Rio Grande do Sul.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o diretor Técnico da entidade, Marco Kappel Ribeiro, e o técnico da gerência setorial da Indústria Luis Guilherme Menezes partem para a cidade de Stavanger, conhecida como a “capital norueguesa do petróleo”, para conhecer a feira, realizar contatos de negócios, e avaliar se as MPEs gaúchas possuem know-how para participar da próxima edição, em 2014. “A idéia é inserir a ONS no edital de feiras internacionais promovido pelo Sebrae/RS”, afirma o presidente Vitor Koch. “Através do ProInter – Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás – buscamos promover a inserção competitiva, sustentável e independente das micro e pequenas empresas do Estado no mercado internacional do segmento. Desta forma, queremos melhorar a competitividade da indústria gaúcha, com a aquisição de maior conhecimento tecnológico, diversificação de clientes e fornecedores e a elevação do volume de negócios”, salienta.
Segundo ele, o foco no trabalho realizado com as MPEs do setor está centrado na inteligência de mercado, na qualificação, na cooperação, na transferência tecnológica e na cultura de internacionalização. “O Sebrae/RS trabalha, atualmente, com três projetos de adensamento da cadeia produtiva do Petróleo, Gás e Energia: na Serra Gaúcha, na zona Sul do Estado e na região Metropolitana, o que totaliza 270 empresas atendidas. É uma ação que insere, de forma competitiva e sustentável as micro e pequenas empresas na cadeia do Petróleo, Gás e Energia, objetivando adequar a base de fornecedores ao que os investidores necessitam e estimular processos locais de desenvolvimento”, enfatiza Vitor Koch.
A missão organizada pela Fiergs busca promover o intercâmbio tecnológico entre empresas brasileiras e estrangeiras, e será integrada por 80 pessoas, do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Distrito federal, Sergipe e Bahia. Além da visitação à feira, também cria a oportunidade de realização de consultoria técnica e análise das tecnologias aplicáveis às empresas, roteiros individuais de visitas, treinamento preparatório, visitas guiadas e rodadas de negócios, entre outros benefícios.
A cidade norueguesa de Stavanger é um importante centro para o desenvolvimento técnico e de pesquisa relacionado a petróleo. A Feira ONS ocorre desde 1974, a cada dois anos, na mesma cidade, e atrai mais de 1.350 expositores, em 18 pavilhões de países, e quase 50 mil visitantes de todo o mundo.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.