Mais buscados: MEI crEdito sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
O conceito de empreendedorismo vai muito além de abrir um negócio próprio. Uma pesquisa da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Ibope Inteligência e Rede Conhecimento Social, que também trabalha com o empreendedorismo entre os jovens, constatou que 55% acreditam que empreender é conseguir colocar em prática os seus sonhos e 64% concordam que empreendedorismo é mais que ter um negócio, é ter atitude, iniciativa e criatividade.
Pensando no futuro, o Sebrae RS passou a integrar, nesta terça-feira, 10 de setembro, o Projeto Conecta Educação Santa Rosa, que reúne escolas do município e conecta professores e estudantes ao prazer de ensinar e aprender com o uso de tecnologias educacionais digitais colaborativas. Com três anos de atividade, o programa integra todos os sistemas educacionais num projeto que redesenha a prática pedagógica do município para uma realidade mais colaborativa e digital com o uso do Google For Education como ferramenta de integração e trabalho colaborativo.
Participaram da cerimônia para assinatura do convênio a diretoria executiva do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy (diretor-superintendente), Ayrton Pinto Ramos (diretor Técnico) e Marco Aurélio Paradeda (diretor de Administração e Finanças); o prefeito Alcides Vicini, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, Marcos Scherer, o gerente do Sebrae na Região Noroeste, Armando Pettinelli, e a consultora Maidi Dalri, que fará a apresentação do programa.
A parceria pretende trabalhar o desenvolvimento de competências empreendedoras junto aos estudantes. “A intenção é que nós possamos apoiá-los nesse desenvolvimento e que isso possa reverberar numa geração de jovens empreendedores com capacidade de resolução de problemas e que, sobretudo, sejam protagonistas das suas histórias desde cedo, durante sua trajetória escolar. Isso requer um novo jeito de ensinar e aprender. Não é apenas adotar ferramentas digitais mas, a escola necessita revisar o seu processo pedagógico, o qual suscita na formação de professores para que estejam alinhados com as novas demandas educacionais”, comenta Godoy .
Além disso, serão oferecidas consultorias, em uma parte inicial do projeto, para trabalhar com os professores e alunos, ajudando a redesenhar processos de ensino para gerar transformações na forma de ensinar. “É uma etapa para explicar como essas mudanças vão acontecer dentro das escolas. Nesse processo, há a implementação de uma plataforma digital, o desenho de como atender em cada escola, níveis de segurança, os processos de capacitação com os professores em que a formação pretende tornar o educador mais colaborativo e os conectando com alguns recursos digitais, com conteúdos que eles possam usar em sala de aula”, comenta a especialista em atividades colaborativas e metodologias ativas e consultora do projeto, Maidi Dalri.
Para viabilizar o projeto empresas locais estão apoiando financeiramente as ações em conjunto com a Prefeitura Municipal, numa iniciativa que está efetivamente mobilizando toda a cidade. Até agora, já são 400 professores, 30 escolas e mais de 2.500 alunos. Até o final do programa, pretende-se ampliar a atuação para todas as escolas municipais, chegando a mais de sete mil alunos.
Confira o que o projeto pretende ajudar a resolver:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.