
Mais buscados: Mei Credito SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação
A nova realidade do sistema híbrido que marca a volta às aulas na Rede Pública de Ensino de Gramado apresenta desafios e oportunidades tanto para alunos quanto para professores. No que tange aos docentes, competências transversais à função educadora podem e devem ser ferramentas bastante oportunas neste novo momento. É pensando nesse contexto que o eixo Educação do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS e parceria com o poder público, prepara para este segundo semestre a qualificação de professores locais nas oficinas de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e Ecossistema Empreendedor. A iniciativa é promovida junto à Prefeitura Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Educação do município.
“Protagonismo e Inovação em sala de aula, esse é nosso objetivo, sensibilizar os participantes apresentando o empreendedorismo como uma forma de ser no mundo, impulsionando atitudes de grande potencial para a transformação de realidades locais”, destaca a gestora de políticas públicas do Sebrae RS, Clara Salgado.
Desenvolvido com o objetivo melhorar o ambiente para os pequenos negócios e promover a implantação de políticas de desenvolvimento municipais, o Programa Cidade Empreendedora atua em eixos centrais críticos ao desenvolvimento dos municípios gaúchos. Um exemplo é a educação, onde as limitações impostas pela pandemia a partir de 2020 permitiu que a instituição alinhasse ainda mais sua atuação com demandas emergentes.
Em um primeiro momento, o cronograma de qualificação proposto pelo Sebrae RS terá sete oficinas com possibilidade de contemplar até 800 vagas. Os workshops possuem carga horária entre 4h e 7h e são temáticos. A primeira oficina de Ecossistema Empreendedor está programada para o mês de agosto. Desenvolvimento de Competências Socioemocionais será o tema do workshop seguinte, previsto para o mês de setembro.
‘‘Trata-se de temas trazidos pelos próprios professores que, com a proposta do sistema híbrido de ensino, têm encontrado uma nova realidade da qual precisam e estarão melhor preparados, principalmente em relação às questões emocionais ligadas às limitações impostas pelo distanciamento social e pela questão sanitária em si’’, explica a psicóloga e consultora do Sebrae RS, Ivi Helena Minuzzi.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.