
Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação
Porto Alegre – O SEBRAE/RS é parceiro do projeto Trabalho para a Vida, iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça, que tem como objetivo criar condições necessárias à ressocialização pelo trabalho dos apenados e egressos do sistema prisional. Por conta disso, a entidade promove, entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março o Curso Aprender a Empreender na Fundação Patronato Lima Drummond – casa prisional que abriga apenados dos regimes aberto e semiaberto, localizada em Porto Alegre.
A carga horária será de 24 horas com aulas diárias, das 19h30min às 21h30min, na sede da Fundação Lima Drummond. Esta é a primeira ação do SEBRAE/RS através do projeto e será realizado de forma piloto. “O curso Aprender a Empreender desenvolve o comportamento empreendedor, bem como desperta e estimula conhecimentos, habilidades e valores empresariais”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.
A gestora do projeto no SEBRAE/RS, Roseli Martins da Rosa, destaca a metodologia da capacitação: “é uma telenovela empresarial apresentada em 10 capítulos, cujo enredo dá leveza aos conteúdos, desperta curiosidade e evidencia as atitudes da prática empresarial, demonstrando ações importantes do dia a dia de uma empresa”.
Temas que serão abordados
Eu, o empreendedor (estabelecimento de metas), Perspectiva geral do mercado: tendências (Busca de Oportunidades e iniciativas), Público consumidor: foco no cliente (Busca de Informações), Estudo de mercado: fornecedores e concorrentes (Persuasão e rede de contados), A empresa e o mercado: marketing (Exigência de qualidade e eficiência), Resultados da empresa: Projeção (Planejamento e monitoramento sistemáticos), O caixa da empresa: fluxo de caixa (Comprometimento), Capital da empresa: capital de giro (Persistência), Viabilidade da empresa: Indicadores de desempenho (Correr Riscos Calculados) e O plano da empresa: Plano de negócio ( Independência e autoconfiança).
Trabalho para a Vida
Há mais de 10 anos, o projeto Trabalho para a Vida busca agregar a sociedade civil organizada, auxiliando os poderes Executivo e Judiciário a capacitar o apenado (a) ou egresso (a) para inclusão no mercado de trabalho.
A oportunidade de capacitação aos internos sempre é fundamental por tratar-se de apenados recolhidos em estabelecimento penal diferenciado, que atua sob o paradigma formulado por sua fundadora Dra. Maria Ribeiro Tavares: “Não há pessoas irrecuperáveis, mas sim métodos inadequados”, formulado por sua criadora”.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.