Mais buscados: mEI crEdito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Despertar e estimular o espírito do empreendedorismo nos recuperandos que estão cumprindo penas privativas de liberdade na APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. Este é o objetivo da parceria entre Sebrae RS, APAC e Ministério Público, firmada nesta segunda-feira, 29 de julho, na sede da organização em Porto Alegre. Assinaram o acordo de cooperação o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a presidente da APAC, Isabel Cristina Oliveira, o subprocurador do Ministério Público, Marcelo Dornelles, e o secretário de Governança e Gestão Estratégica do Estado, Claudio Gastal.
“Nosso objetivo é oferecer a estas pessoas uma segunda opção para a reinserção no mercado de trabalho, que é o empreendedorismo”, disse o superintendente do Sebrae RS. Através desta parceria, a organização irá realizar palestras e oficinas para os 30 recuperandos que hoje fazem parte da APAC e estão em processo de ressocialização. “Nossa missão pode e deve contribuir para despertar e estimular nas pessoas o espírito de empreendedorismo e a inovação, uma iniciativa que também faz parte do nosso programa de mudança de cultura”, complementou Godoy.
A presidente da APAC, Isabel Oliveira, destacou a importância da contribuição do Sebrae RS, que une forças para que os recuperandos possam voltar à sociedade como cidadãos de bem e produtivos. “Em seis meses de atuação em Porto Alegre temos 30 homens em recuperação na APAC, mas queremos atingir nossa capacidade máxima, que é de 180”, disse Isabel, acrescentando que dia 8 de agosto será fundada a APAC feminina. “Vamos devolver à sociedade pessoas transformadas”. Para Marcelo Dornelles o empreendedorismo dá autonomia ao recuperando, que não dependerá de terceiros para conseguir uma chance de trabalho. “Essa ação do Sebrae dará condições diferenciadas a estas pessoas, que saem de um sistema prisional dominado, atualmente, por facções”.
Em nome do governo do Estado, Claudio Gastal agradeceu a união de esforços. “Ações como esta são fundamentais para a retomada econômica e social do Rio Grande do Sul”, ressaltou.
O que é a APAC
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Porto Alegre/ RS – Partenon, é uma associação sem fins lucrativos, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. É amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, e possui seu Estatuto resguardado pelo Código Civil e pela Lei de Execução Penal. A APAC opera como entidade auxiliar dos Poderes Judiciário e Executivo e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade nos regimes fechado, semiaberto e aberto, através de seu Centro de Reintegração Social – CRS. O principal objetivo da APAC é promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena, evitando a reincidência no crime e oferecendo alternativas para o condenado se recuperar e retornar ao convívio social, protegendo a sociedade.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.