Mais buscados: Mei CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
As micro e pequenas empresas gaúchas podem contar com mais uma forma de acesso ao SEBRAE RS. Já está em funcionamento o Atendimento Especializado – Perfil Empresarial, no qual um técnico da entidade realiza o suporte na própria empresa, com o objetivo de conhecer e compreender a realidade e as necessidades do negócio, a partir de um diagnóstico de gestão. Essa atividade é gratuita e pode ser solicitada pela Central de Relacionamento SEBRAE RS 0800 570 0800.
O principal diferencial deste processo é que ele é personalizado, explica o gerente de Operações Regionais do SEBRAE RS, Claiton dos Santos. Ele ocorre dentro da empresa e busca inicialmente compreender a realidade de cada negócio e conhecer a situação atual da gestão. O técnico do SEBRAE RS responsável pelo atendimento também pode dar um acompanhamento ao empresário, procurando apoiar seu crescimento, dentro de suas particularidades e necessidades. “Geralmente, os empreendedores não conseguem vir ao SEBRAE RS, pois estão extremamente envolvidos em suas atividades e, muitas vezes, trabalham sozinhos, não podendo se ausentar”, constata o gerente.
Claiton alerta que outra vantagem para esse tipo de atendimento é a aproximação, já que nem todos os municípios possuem unidades do SEBRAE RS. “Nesse modelo, por ser presencial nos estabelecimentos, não há a necessidade de deslocamento do empresário. Além disso, como os técnicos estão dentro do negócio, consegue-se uma visão mais concreta da realidade e, portanto, ter um diagnóstico mais apurado”, comenta.
Como é o atendimento
Inicialmente é feita uma visita à empresa, com horário previamente agendado, para conhecê-la e conversar a respeito da gestão. É um momento de troca de ideias, na qual se identifica a situação do empreendimento nas áreas de: gestão financeira, marketing, planejamento, processos e gestão de pessoas. Além do diagnóstico, verificam-se oportunidades de melhorias e sobre elas são dadas dicas e orientações, visando ao crescimento e ao desenvolvimento.
Após a conversa, apresenta-se ao empresário a devolutiva da empresa (na hora), com os percentuais de desempenho de cada área abordada. Com base nisso, identifica-se o grau de maturidade da gestão do negócio e se compara com a média de maturidade das empresas do mesmo segmento de atuação dele, considerando-se dados de todo o Estado.
Após esse atendimento, pode ser construído com o empresário um plano de ação com as indicações que ele deverá fazer buscando melhorias e desenvolvimento de sua gestão. Ele poderá contar com o acompanhamento do técnico do SEBRAE RS durante o período de realização dessas ações, no decorrer do ano. No plano de ação poderão constar indicações de cursos, palestras, capacitações online, consultorias, entre outros. As recomendações são personalizadas, adequadas às particularidades de cada negócio.
Todos os atendimentos realizados pelos técnicos são gratuitos.
Ficou interessado? Entre em contato com o 0800.570.0800 e agende seu horário.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.