Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei mei CREDITO CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

SEBRAE/RS realiza segunda edição do Encontro da Regional Planalto de Agentes de Desenvolvimento

07/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

O evento ocorre em Passo Fundo, no dia 14 de abril, e vai promover o debate e a troca de experiências

Da Redação

Encontro acontecerá em Passo Fundo (Foto: Divulgação)

Passo Fundo – Os Agentes de Desenvolvimento que atuam nos municípios da Região Planalto irão se encontrar para debater o trabalho realizado nas iniciativas da implementação da Lei Geral. A segunda edição do evento ocorre no dia 14 de abril, a partir das 10h, no auditório do Centro de Desenvolvimento Empresarial da Faculdade IMED (Rua Prestes Guimarães, nº 605, Bairro Cruzeiro), em Passo Fundo. A ação integra a programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) na região. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail patrics@sebrae-rs.com.br.

O Agente de Desenvolvimento, nomeado pela prefeitura, é responsável não apenas por garantir a aplicação das atividades relativas à Lei Geral, mas também é a figura que desempenha um papel importante na continuidade das atividades. Ele faz uma ponte entre o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.

Cerca de 30 agentes devem participar do encontro. Conforme explica o técnico do SEBRAE/RS na Regional Planalto Patric Cunha Strapazzon “o objetivo é fortalecer a rede de agentes, valorizar sua figura e destacar as ações realizadas pelo desenvolvimento, especialmente aqueles baseados nos benefícios da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (123/2006). Queremos, também, estimular os municípios que ainda não contam com agente de desenvolvimento nomeado a buscarem, em seus quadros, colaboradores que possam exercer essa atividade”, explica.

Durante a atividade serão apresentados quatro cases de sucesso. Os agentes dos municípios de Passo Fundo, Fontoura Xavier, Ernestina e Santa Bárbara do Sul irão expor iniciativas bem-sucedidas. Leandro Costantin, de Fontoura Xavier, conta que a Lei Geral foi criada em 2008 e implementada no município em 2013. “Antes disso, porém, eu já trabalhava no Departamento de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e me interessava por questões que estimulassem as MPEs. Quando a lei foi de fato colocada em prática já tínhamos realizado uma série de iniciativas. Então, já tínhamos a base pronta, era só formalizar”, aponta.

Constantin criou o Balcão do Empreendedor, que garante atendimento e orientação para quem deseja abrir um negócio próprio. Outro destaque do seu trabalho como agente de desenvolvimento é ter 100% do número de Microempreendedores Individuais (MEIs) cadastrados pela prefeitura. “Pela Lei Geral o alvará é emitido de forma mais rápida. Em 15 minutos, o empresário tem o registro em mãos. Acontece que, às vezes, o número de registros é diferente dos encontrados nos dados da Receita Federal, mas nesse caso, 100% estão cadastrados de acordo com os dois relatórios”, destaca.

A gerente da Regional Planalto do SEBRAE/RS, Maria Meyer, ressalta a importância de continuar o trabalho realizado na primeira edição do encontro. “Queremos engajar cada vez mais os agentes nomeados, continuar estimulando as iniciativas e também auxiliar aqueles que ainda não conseguiram aplicar as ações de forma abrangente”, disse. Com relação ao ano passado, Maria comemora o fato de muitas ações terem avançado. “Os municípios realizaram capacitação, orientação, editais para compras exclusivas, entre outras questões. A prova está nesses exemplos que vamos observar no evento. O intuito é que os agentes conheçam o poder que eles têm enquanto nomeados, e o SEBRAE está aqui para ajudar nisso”, finaliza.

II Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento

Data: 14/4/2015
Horário: 10h
Local: Auditório do Centro de Desenvolvimento Empresarial da Faculdade IMED (Rua Prestes Guimarães, 605, Bairro Cruzeiro – Passo Fundo/RS)

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Julho de 2018

Países de vários continentes fazem negócios com o Estande Coletivo do RS na Francal

SAIBA MAIS

 

18 de Julho de 2018

As funcionalidades e benefícios da Junta Digital

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: