Mais buscados: MEI credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Rio Pardo – Boas práticas de produção, destacando a nutrição do animal e os aspectos mercadológicos da carne bovina gaúcha serão os dois pontos de debate da segunda edição do Seminário de Pecuária Eficiente. O evento, realizado por meio do programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), ocorre no dia 23 de março, às 10h, no auditório da Expoagro Afubra (BR 471, Km 161 – Rincão Del Rey, em Rio Pardo). A entrada é gratuita e não requer inscrição.
De acordo com o técnico da Regional Vales do Taquari e Rio Pardo do SEBRAE/RS Valmor Mantelli Junior, a proposta desta edição é abordar aspectos de produção e de mercado. “Serão duas palestras que apontam o sistema intensivo e exclusivamente a pasto, e a qualidade e diferenciação que essa carne bovina terá em um mercado que é grande”, afirma.
O produtor rural e médico veterinário Paulo Roberto Moreira Ene irá abordar o sistema produtivo exclusivamente a pasto, que resultou em animais de 2 anos com uma média de 600 kg. Na sequência, o coordenador de pecuária de corte do SEBRAE/RS, Roberto Andrade Grecellé, irá apontar os aspectos de qualidade e oportunidades existentes no mercado da carne gaúcha. A moderação será feita pelo presidente do Sindicato de Butiá e Minas do Leão e produtor rural, José Fernando Almeida Vieira.
Moreira Ene trabalha em uma propriedade de 350 hectares em Rio Pardo. Ele conta que, como em toda a atividade, existem problemas e muitos processos para evoluir. Por isso participou de grupos técnicos da Emater e do Juntos para Competir. “Isso possibilita aumentar conhecimento, especialmente em novas tecnologias, e melhorar aspectos que sozinho não é possível perceber”, disse. Durante o seminário, o produtor rural irá contar a sua experiência com pecuária de corte. “Com manejo exclusivo a pasto é possível alcançar o peso ideal do abate em até dois anos, o que garante uma carne macia e mais saborosa”, destaca.
O produtor explica que durante o verão o pasto de campo nativo é abundante, mas vai diminuindo até o inverno. Por consequência, o animal não consegue manter o peso, demorando mais tempo para o abate, comprometendo a qualidade final. “Uma solução é manter áreas fechadas de campo nativo como reserva, que pode suprir as lacunas mais adiante, auxiliando na manutenção do peso. Ou então utilizar feno, ambas as soluções com baixo custo para o produtor”, ressalta.
Além do seminário, o SEBRAE/RS, por meio do Juntos Para Competir, levará missões técnicas com 80 produtores da região e de Campos de Cima da Serra que fazem parte do programa Sistema Agropecuários (SAP). Eles participarão desta e de outras atividades que ocorrerão durante a feira.
2º Seminário de Pecuária Eficiente
Data: 23/3
Local: Auditório da Expoagro Afubra (BR 471, Km 161 – Rincão Del Rey, em Rio Pardo)
Entrada gratuita
Programação
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.