Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI sei CREDITO Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Semana do MEI: oportunidade de reflexão sobre a importância da formalização

Programação online está disponível para quem quiser aproveitar os conteúdos gratuitos

atualizado em: 17/05/21

Da Redação

COMPARTILHE

A já conhecida Semana do MEI, organizada pelo Sebrae, trouxe uma reflexão sobre a importância da formalização para o empreendedor. Com o tema Inspire, Respire e Não Pire, a programação, totalmente online e gratuita, tem conteúdos para aprimorar a gestão, entender a importância do marketing digital e assim superar os desafios daqueles que já possuem um empreendimento próprio ou pretendem tirar a ideia do papel. Situação que vem crescendo constantemente no Rio Grande do Sul. Este ano, mesmo durante a pandemia, 52.940 microempreendedores individuais formalizaram-se, de acordo com dados da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). Um movimento crescente desde que esta modalidade de empresa foi regulamentada, em 2009.

 

“O MEI busca essa formalização e passa a exercer a atividade de uma forma regularizada tanto no município quanto para o Estado. A partir disso, recebe diversos benefícios, como vender para outras empresas, emitir notas fiscais, tem a possibilidade de atuar em mercados de licitações, pode atuar em parceria com órgãos governamentais, que possuem um grande nicho de mercado, além de benefícios de acessos a créditos específicos e parcerias com outras instituições, acessos a benefícios previdenciários, entre outros”, destaca o coordenador de canais remotos do Sebrae RS, Lucas Soveral.

 

O MEI – e a formalização como um todo – acaba sendo uma alternativa na busca por renda em um cenário onde o desemprego se agravou por conta da crise econômica e pelas restrições impostas pela pandemia. A abertura e recuperação de empresas, deve melhorar no segundo semestre com maior número de população vacinada. Programas assistenciais do governo federal, como Benefício Emergencial (BEm) e do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) devem ajudar a frear o fechamento de empresas.

 

Quem pensa em abrir um negócio, precisa estar atento aos novos hábitos de consumo, como maior demanda por canais digitais. Mesmo empreendedores sem muita estrutura de tecnologia podem impulsionar esse atendimento por meio de aplicativos de mensagem, do marketing digital, incorporando canais de relacionamento com os clientes e sabendo vender de forma online, conteúdos que podem ser encontrados na programação da Semana do MEI. Para aproveitar, acesse www.sebrae.com.br/semanadomei.

 

As vantagens de ser MEI

O registro de MEI permite ao microempreendedor ter CNPJ, a emissão de notas fiscais, o aluguel de máquinas de cartão e o acesso a empréstimos (com juros mais baratos). Além disso, ele também poderá vender seus produtos, ou serviços, para o governo, além de ter acesso ao apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

No Portal do Empreendedor, há quase 500 atividades listadas que podem ser exercidas por microempreendedores individuais. Entre elas, carreiras mais tradicionais, como cabeleireiros e açougueiros, algumas mais recentes, como “bikeboys”, e outras exóticas, como comerciante de artigos eróticos, de perucas, humorista e contador de histórias.

 

Ao se cadastrar como MEI, o empresário é enquadrado no Simples Nacional – com tributação simplificada e menor do que as médias e grandes companhias – e fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Qualquer dúvida, o Sebrae possui um espaço específico para MEI’s. Basta acessar www.sebraers.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Setembro de 2021

São Leopoldo agiliza processos de compras públicas

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2021

Sebrae em novo endereço

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 01/09/2021 18:00

Sebrae RS apresenta mais uma edição da batalha de startups, no Insight Sul

Sebrae RS Podcast 24/08/2021 16:00

Sebrae RS e PUC-RS lançam HUB Phygital

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: