Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI Mei Credito Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Seminário, em Santo Augusto, mostra a necessidade da implementação da Lei Geral das MPEs no Estado

29/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Sebrae/RS apresenta os benefícios da legislação e o papel fundamental das Compras Governamentais no desenvolvimento das MPEs

Da Redação

Outra atração do evento será a entrega, pelo Sebrae/RS, do Selo e Certificado aos municípios do Estado que já Implementaram a Lei GeralSanto Augusto – O Sebrae/RS realiza no próximo dia 3 de julho, no município de Santo Augusto, distante 451 Km de Porto Alegre, o Seminário de Compras Governamentais da Região Noroeste do Estado. O evento ocorrerá das 13h30min às 18h, no Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFET, e terá as presenças do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, além da Diretoria Executiva da instituição, prefeitos, secretários, assessores jurídicos, pregoeiros e compradores, entre outros.

O presidente Vitor Koch ressalta a importância do seminário, pois “nele será debatido o capítulo da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que possibilita que Compras Governamentais tenham processo licitatório diferenciado, o qual pode ser exclusivo para MPE. É fundamental que exista uma adequação das posturas municipais à legislação federal e a sua aplicação nas compras públicas locais, desmitificando assim o uso da Lei Geral em compras exclusivas para as MPEs”.

Outra atração do evento será a entrega, pelo Sebrae/RS, do Selo e Certificado aos municípios do Estado que já Implementaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “Ao implementar a Lei Geral das MPEs o gestor público pode criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios em seu município, impulsionando os benefícios que a legislação oportuniza”, enfatiza Vitor Koch.

“Existem maneiras interessantes de tirar a Lei do papel e beneficiar as empresas locais. Como por exemplo, a criação da figura do Agente de Desenvolvimento, a facilitação da desburocratização, a realização de licitações exclusivas para micro e pequenas empresas nas contratações de até oitenta mil reais dentro das Compras Governamentais, e o incentivo à formalização do Empreendedor Individual”, destaca o presidente do CDE do Sebrae/RS.

Vitor Koch reforça que uma das metas do Sebrae/RS para 2012 é implementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em 41 municípios gaúchos. “O texto da Lei já foi aprovado em 426 cidades do Rio Grande do Sul, mas em apenas sete ela efetivamente saiu do papel. É preciso que os gestores públicos se conscientizem que implementar a lei geral nos municípios é promover a melhoria da vida das pessoas. Neste caso, pela prosperidade, pela dinamização da economia, e pela geração de emprego e renda”, avalia. Os sete municípios gaúchos que efetivamente implementaram a Lei Geral das MPEs são Tiradentes do Sul, Derrubadas, Campo Novo, São Martinho, Chiapeta, Erechim e Porto Mauá.
Prestes a completar cinco de anos de sua criação, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas aumentou o número de contribuintes, a arrecadação de impostos e beneficiou milhares de negócios. As medidas em vigor desde 2007 diminuíram a informalidade, simplificaram e reduziram a carga tributária, facilitaram o acesso ao crédito e à justiça. E tudo isso gerou mais renda e trabalho no país. Vale lembrar que entre os negócios brasileiros, 75% estão em municípios que já regulamentaram a legislação.

Programação do Seminário de Compras
Governamentais na Região Noroeste do Estado

Dia 03/07/2012
13h30min – Credenciamento;
14h – Abertura a cargo do Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch;
14h15min – Entrega do Certificado e Selo aos municípios que implementaram a Lei Geral das MPEs;
14h30min – Palestra A Atuação do Poder Público nas Compras Governamentais com o uso dos mecanismos da LC 123/06 – Hélio Milesky, Advogado e Ex-Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado;
15h45min – Intervalo
16h – Palestra Programa Fornecer – Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas – Nizani Rita Bonamigo Marquez Torres, Diretora sobre a Central de Compras do Governo do Estado;
17h30min – Encerramento

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Novembro de 2018

Um negócio chamado saúde

SAIBA MAIS

 

13 de Novembro de 2018

“Não existe cidade burra, existe gestão burra”, diz Cláudio Nascimento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 13/11/2018 09:50

Lajeado recebe palestra para incentivar empresários locais

Sebrae RS Podcast 09/11/2018 17:49

Seminário discute futuro de Alimentos e Bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: