Mais buscados: mei credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Santo Antônio da Patrulha – Durante seis dias, empresários e futuros donos de seus próprios negócios em Santo Antônio da Patrulha e região irão participar de um programa intensivo que irá impactar nos negócios. O Seminário Empretec, desenvolvido pelas Nações Unidas e realizado no Brasil pelo SEBRAE, propõe atividades que despertam características individuais empreendedoras. O programa será aplicado entre 20 e 25 de julho, para 23 participantes, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio Patrulha (ACISAP) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os encontros ocorrerão na sede da ACISAP (Av. Paulo Maciel de Moraes, 1003, centro).
As duas primeiras etapas já foram realizadas, que consistem em uma palestra sobre a metodologia do Seminário Empretec, e entrevista individual de seleção. O técnico da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS Luciano Barcella Gil conta que “o objetivo é estimular e desenvolver as características empreendedoras dos participantes para prepará-los para o mercado. Alguns querem iniciar um negócio novo, outros já têm a própria empresa, mas querem aprimorar a gestão, então essa atividade é uma solução indicada”, destaca.
O seminário é realizado em 60 horas de capacitação durante seis dias em turno integral. Os participantes são desafiados em atividades práticas, nas quais existe a oportunidade de obter o retorno do investimento aplicado, que mostram o comportamento de um empreendedor de sucesso, através de 10 características: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos, e independência e autoconfiança.
Em 2004, quando era funcionário da Previna Corretora de Seguros, empresa familiar, Rafael Hnszel queria aprofundar seu conhecimento. “Resolvi participar do Empretec, pois estava assumindo funções administrativas, e não tenho formação na área, sou advogado. Ganhei um novo rumo na corretora”, conta. Dois anos depois ele comprou a empresa, e continuou aplicando tudo o que aprendeu na capacitação. “Algo que me marcou muito na época foi a questão da rede de contatos. Passamos a explorar todas as possibilidades, e continuo usando até hoje”, afirma.
Os resultados positivos continuam aparecendo. A corretora cresceu 30% na primeira metade do ano em comparação com 2014. “Estamos em um momento muito bom, identificamos crescimento mesmo diante da crise. Isso se deve, em grande parte, ao que aprendi no seminário. Organização, definir metas, calcular riscos, isso faz muita diferença”, conclui.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.