Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI CREDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Seminário revela resultados da integração lavoura-pecuária na Região Noroeste

Evento promovido por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS será realizado no dia 23 de junho, a partir das 9h, no Salão de Atos da Unijuí

atualizado em: 22/06/17

Da Redação

COMPARTILHE

Projeto destina mesma área para o cultivo de grãos e exploração pecuária (Foto: Banco de Imagens)

Ijuí – Os sistemas integrados de produção agropecuária estão trazendo ganhos para os negócios do campo e ao meio ambiente. É a Integração Lavoura-Pecuária, um modelo de produção estimulado pelo Programa Juntos para Competir, desenvolvido em parceria entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS. O tema será abordado nesta sexta-feira, 23 de junho, das 9h às 17h, no Salão de Atos da Unijuí, na Rua do Comércio, 300, Bairro Universitário, em Ijuí. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-6488. Inscrições gratuitas e vagas limitadas.

O 1º Seminário de Integração Lavoura-Pecuária vai apresentar os resultados de um projeto-piloto desenvolvido no Noroeste do Estado, nos municípios de Caibaté, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Joia e Santo Ângelo. “As atividades iniciaram em meados de 2015 e beneficiam 74 produtores rurais”, informa o coordenador de projetos da Gerência Setorial do Agronegócio do SEBRAE/RS Pedro Brites Pascotini.

O objetivo é intensificar as atividades na propriedade, a partir do desenvolvimento de duas culturas. “No verão, cultivo de grãos e, no inverno, o espaço é dedicado à exploração pecuária com pastagens cultivadas”, explica. Com a evolução da iniciativa, os ganhos já começam a ser computados. Pascotini conta que a integração lavoura-pecuária aumenta a rentabilidade para os produtores e diminui os riscos agrícolas, compensando possíveis perdas por questões climáticas. “O formato torna o sistema mais sustentável na parte econômica e ambiental, porque aumenta a produção por hectare ao ano, o que gera mais renda e, ao mesmo tempo, mitiga a geração de gases do efeito estufa e incorpora o carbono ao solo, a partir da rotação e planejamento de culturas”, detalha o coordenador.

Com os resultados alcançados no piloto, o trabalho está sendo estendido em 2017. O Projeto Integração Lavoura-Pecuária ganhará uma nova turma em outras cidades da Região Noroeste e também será aplicado nas regiões Planalto, Sul, Campanha e Fronteira Oeste. “A atividades desenvolvidas nessas quatro áreas devem alcançar 320 produtores em todo Estado”, estima.

Evento: 1º Seminário de Integração Lavoura-Pecuária
Data: 23 de junho
Horário: 9h às 17h
Local: Salão de Atos da Unijuí
Endereço: Rua do Comércio, 3000 – Bairro Universitário – Ijuí
Informações e inscrições: (55) 3332-6488

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Agosto de 2019

Espaço Juntos para Competir recebe bom público

SAIBA MAIS

 

23 de Agosto de 2019

Espaço Juntos para Competir receberá produtores rurais

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:22

Sebrae-RS promove encontros com quem pretende abrir uma Empresa Simples de Crédito

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:19

Sebrae-RS realiza seminários sobre Empresas Simples de Crédito

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: