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Da Redação
Porto Alegre – Desenvolvido em 2008 pelo SEBRAE/RS para atender uma demanda de muitos empreendedores, o Seminário Regional de Crédito faz uma ponte entre as empresas e instituições financeiras, levando informação e estimulando novos negócios. Com eventos realizados em diversos municípios, o seminário será, a partir de 2015, nacionalizado, ou seja, implantado em diversos estados por meio do SEBRAE Nacional.
O seminário é estruturado em dois momentos. No primeiro, instituições de crédito, parceiras do evento, apresentam as propostas disponíveis, falam sobre as taxas de juros do mercado e demais tópicos que envolvem o tema. Na sequência, são realizadas as rodadas de crédito. Conforme o técnico da Gerência Setorial do Comércio e Serviços do SEBRAE/RS, Augusto Martinenco, “havia, na época, enorme falta de conhecimento do empresário sobre linhas de financiamento, então montamos o evento com as principais instituições financeiras que trabalhavam com crédito para micro e pequenas empresas (MPEs)”.
Desde então, o projeto rodou o Estado e se consolidou no calendário de atividades da entidade. Até o final de 2014 foram realizados 80 seminários, com cerca de 6.369 participantes e R$ 28,5 milhões em financiamentos gerados para 381 MPEs. “Representantes do SEBRAE do Paraná vieram conhecer a iniciativa e replicar por lá. Em 2013, foi a vez de Santa Catarina e São Paulo, mas a nacionalização de fato iniciou em 2014”, detalha Martinenco. Com isso, em 2015, serão realizados 270 seminários no Brasil. Desses, 18 serão no Estado.
O gerente da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do SEBRAE Nacional, Paulo Cesar Alvim, destaca a importância da iniciativa. “Dentro da parceria BNDES e SEBRAE, e em função do êxito alcançado nos seminários realizados nos estados da região Sul, as duas organizações decidiram ampliar a abrangência dos eventos. Dessa forma, estamos levando informação e orientação para que se amplie o acesso dos pequenos negócios aos serviços financeiros”.
Para o gerente da Área de Operações do BNDES, Nelson Tortosa, a ação é um exemplo de que entidades com princípios semelhantes constroem casos de sucesso. “O seminário foi incorporado às ações de fomento da instituição. Esse modelo passa informação com qualidade para estimular os pequenos negócios e deu certo no Rio Grande do Sul. O desafio agora é disseminá-lo em todos os cantos do País”, disse.
Em paralelo, ocorre uma edição específica do seminário para o fomento da inovação. Este ano, seis edições serão realizadas para cerca de 620 empreendedores.
Agenda do Seminário Regional de Crédito para 2015 no Rio Grande do Sul:
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