MPEs da Moda se encontram para palestra e recebem consultorias sobre Design e Mercado
Da Redação
A parceria entre o Sebrae Nacional e a Associação Brasileira de Estilistas – Abest – realiza três importantes ações na Serra Gaúcha, durante o mês de agosto. A primeira é a palestra “Empreendedorismo Criativo. A moda como inspiração para a economia criativa no Brasil”, na próxima segunda-feira, 6 de agosto, às 19h, no auditório do Sebrae Serra Gaúcha, em Caxias do Sul. Para dar sequência ao trabalho, serão realizadas consultorias em Design e em Mercado. As ações integram a programação prevista pelos Polos de Moda e Design do Sebrae/RS, que são apoiadores das atividades.
O principal objetivo da ação é orientar as empresas ao desenvolvimento de design com foco na brasilidade, conceituando as participantes através do incentivo ao pensamento criativo e inovador. A palestra, ministrada por Maurício Medeiros, gestor de Estratégia e Inovação da Abest, vai apresentar as tendências e oportunidades que fomentam a economia criativa no Brasil, disponíveis àqueles que querem se firmar e destacar no mercado.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, é importante inspirar empresários, gestores e administradores do setor têxtil, além de alunos e docentes de Moda, a pensarem em novas estratégias de atuação, pensando nos objetivos e realidades de cada empresa. “Empreender é também investir na criatividade de quem se aventura no mercado da Moda, que está cada vez mais exigente”, afirma Koch.
A qualidade do produto está diretamente ligada à qualidade da gestão dos negócios. É justamente pensando nas necessidades específicas das empresas que serão realizadas as consultorias em Design (de 13 a 18 de agosto) e de Mercado (de 20 a 25 de agosto). Serão atendidas seis empresas ligadas aos projetos setoriais de Moda, escolhidas sob critérios como ter duas coleções definidas por ano e ter portfólio de produtos. Ao todo, serão 112 horas de consultoria e cada empresa gerará dois produtos inovadores, como resultado do trabalho.
A Serra Gaúcha foi contemplada entre os APLs nacionais (Arranjos Produtivos Locais – aglomerações de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localizam em um mesmo espaço geográfico) para esta ação. “É uma região com empresas empenhadas na busca constante do aprimoramento das técnicas, gestão e produtos. O evento vem dar visibilidade ao setor, demonstrando seu potencial criativo e aumentando sua competitividade no mercado”, completa Fabiana Zin, técnica da Regional Serra Gaúcha do Sebrae/RS.
A palestra é aberta e gratuita. A confirmação da presença deve ser feita pelo telefone (51) 3290.4710.