
Mais buscados: MEI crEdito Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
Porto Alegre – Com 94 projetos habilitados, iniciou no dia 25 de julho o processo de avaliação dos projetos inscritos na 10° edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no Rio Grande do Sul. A data limite para que as prefeituras apresentassem seus projetos em diversas categorias disponíveis era 29 de junho e os municípios poderiam participar com até dois itens. No total, estão concorrendo 68 cidades gaúchas, que serão avaliadas nos próximos meses.

Sessenta e oito cidades concorrem ao 10° Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no RS.
Conforme explica a gestora estadual do Prêmio no Sebrae RS, Fernanda Camila Dall’Agnol, da Gerência de Políticas Públicas, o número de inscrições foi expressivo em um cenário de renovação de cerca de 80% dos prefeitos. “Ocorre que, como houve eleições em 2016, os gestores dos municípios assumiram seus cargos e passaram um ano executando o Plano Plurianual dos antecessores. Somente em 2017, as novas ideias foram implementadas e vemos que há bons resultados”, comenta.
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma forma de reconhecer e incentivar os gestores municipais que tenham implementado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e crescimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social dos municípios.
Em todo o Brasil, o Sebrae promove a iniciativa e, por exemplo, no Rio de Janeiro, já foi divulgado o vencedor de 2018, a cidade de Volta Redonda. “No Rio Grande do Sul, as categorias que tiveram destaque, pelo número de projetos inscritos, foram a de Pequenos Negócios no Campo e a de Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios.”
Nesta edição, para se inscrever ao Prêmio, o município deveria possuir a Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa e ter pelo menos três dos cinco pré-requisitos: ter um agente de desenvolvimento nomeado; ter implementado a Sala do Empreendedor; oferecer disponibilidade de consulta prévia de viabilidade de endereço no registro de novos negócio; aplicar tratamento diferenciado estabelecido na Lei Complementar n° 123/2006; e adquirir produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.
O processo de avaliação é estruturado nas etapas de Pré-Seleção 1, Pré-Seleção 2, Visitas Técnicas e Julgamento Estadual. A solenidade de premiação está prevista para ocorrer em novembro.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.