Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI Credito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Sial Paris 2018: O alimento do futuro

As principais tendências da indústria de alimentos estão sendo apresentadas na Sial Paris 2018, que está acontecendo na capital francesa até o dia 27/10.

24/10/18

Da Redação

COMPARTILHE

O futuro da comida e a maneira como nos alimentamos são assuntos fascinantes, principalmente pela importância e pelas oportunidades de atrair consumidores. Será que a comida vai ser o melhor remédio para os males da humanidade? Muitas empresas já estão tratando do assunto com novos produtos e serviços, acreditando que o consumidor está aberto às novidades no campo da alimentação.

Sial Paris 2018: O alimento do futuro

Visita à casa Fossier.

Pensando nisso, o Sebrae RS, junto a 10 empreendedores, estão na Sial Paris 2018, a maior e mais inovadora feira europeia de produtos e tendências da indústria de alimentos. A feira, que  acontece até o dia 27 de outubro, é uma ótima oportunidade para troca de informações, interatividade e busca por novas ideias.

Entre os principais temas da Sial 2018 estão “a cozinha do futuro”, “proteínas alternativas”, “comida e saúde” e a “transparência, rastreabilidade e imperativos futuros”. Na Sial também estão sendo discutidos o futuro dos alimentos – desde o comportamento de consumo até os ingredientes – os produtos, as embalagens e uso de novas tecnologias da indústria alimentícia.

No futuro próximo, a tendência é que as pessoas adotem novos estilos de vida. O número de vegetarianos, por exemplo, vem crescendo consideravelmente. Em países como a Índia, já chegam a um terço da população. Preocupado com o alto consumo de carne, o governo chinês desenvolveu programas para a população reduzir pela metade consumo deste alimento. Da mesma forma, no Brasil o vegetarianismo está se tornando cada vez mais popular. Surge nesse contexto, um mercado para novas fontes de alimentação que substituam a proteína animal.

Nesse ambiente, surgem alimentos à base de algas marinhas, insetos, bifes, salsichas e nuggets de proteína alternativa, ervilhas, grão de bico que combinado com trigo se assemelha à pedaços de frango, além da soja, que já é muito utilizada. Todos esses alimentos estão mostrando a enorme diversidade de proteínas vegetais. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens e seu potencial permanece para ser visto como um cenário de novas oportunidades de negócios.

Um mergulho nas novas tendências

Os assuntos na Sial 2018 não se restringem apenas a discutir o futuro dos alimentos. Também é possível conhecer muitas ideias criativas e pioneiras como, por exemplo, um snack de lentilha, ou até mesmo, um salgadinho de carne, que está sendo uma das inovações premiadas da feira.

Sial Paris 2018: O alimento do futuro 1

Outra ideia que também está chamando muito a atenção na feira se chama Eat Yourself. Ela é uma startup em que tem kits para produção em casa. Por exemplo, ao comprar um dos kit de cerveja, pode-se fabricar a própria cerveja. O mesmo acontece com outros alimentos: mostarda, queijo, cogumelos, molhos, entre outros. O coordenador estadual de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS, Roger Klafke, diz que “esse novo modelo de produção de alimentos está sendo um sucesso, pois as pessoas têm comprado para dar de presente aos conhecidos”.

Sial Paris 2018: O alimento do futuro 2
Muito além da Sial 2018

O grupo de empresários gaúchos também está fazendo visitas técnicas. Uma delas aconteceu na Fossier, que está sediada em Remis, há pouco mais de cem quilômetros de Paris. A fábrica de biscoito, que existe desde 1756, é uma das mais tradicionais da França porque trabalha com um conceito novo de varejo, misturando a gastronomia e a valorização da produção. O carro-chefe da empresa é um biscoito rosa, bem parecido com a tradicional bolacha champanhe. Para se ter uma ideia, com a chegada das festas do fim do ano, o produto começa a ter uma maior produção, alcançando mais de 30 milhões de unidades por ano.

Klafke lembra que a visita à Sial 2018 é uma oportunidade para os integrantes, ligados à indústria de alimentos e a serviços, possam conhecer e entender melhor alguns modelos de negócios, buscando referências e inovações. Para conhecer um pouco da Feira: https://www.sialparis.com.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Novembro de 2018

Estande coletivo na Feira Zero Grau atrai compradores

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2018

Gilberto Porcello Petry é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:25

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor encerra etapa regional na capital

Sebrae RS Podcast 19/11/2018 17:20

São Francisco de Assis recebe Rodada Regional para produção local

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: