Mais buscados: Mei credito Sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Especializada em diagnóstico molecular, a Simbios Biotecnologia, de Cachoeirinha, foi uma das empresas contempladas no edital Tecnova com o projeto para desenvolvimento de produtos e processos de fabricação para o diagnóstico molecular da covid-19. O sócio-fundador André Salvador Kazantzi Fonseca explica que o projeto, que deverá estar concluído até o final do ano, é composto por embalagens especiais para transporte inócuo (sem danos) dos kits para diagnóstico da covid-19 e que usam reagentes e métodos alternativos para extração de ácido nucleico (RNA). “A partir da falta de insumos básicos, surgiu a ideia da pesquisa com reagentes alternativos São métodos que podem ser usados em outras endemias ou pandemias”, afirma. A empresa foi fundada em 1993 e realiza análises laboratoriais de DNA e RNA de agentes infecciosos utilizando técnicas de biologia molecular.
Outra empresa ganhadora do edital foi a Eficiência Hospitalista, de Porto Alegre, que apresentou o projeto “Desospitalização Eficiente”. Trata-se da construção de um software que auxilia na implementação de estratégias de desospitalização, melhorando a gestão da transição de cuidado do ambiente hospitalar para a casa do paciente. “O objetivo é tornar os hospitais cada vez mais eficientes, auxiliando no fluxo de internação dos pacientes, tornando a internação também mais segura”, destaca a gestora de projetos da empresa, Caroline Brum Rosso. “A grande mudança que fazemos com a implementação do software é transformar o modelo mental dos profissionais da assistência, mostrando que a desospitalização deve começar no momento da internação do paciente. Para tanto, devemos mensurar todos os indicadores da jornada do paciente e, assim, identificar os principais problemas”, acrescenta.
O modelo já está em teste em três hospitais – um filantrópico, um privado e um particular – e a empresa agora está desenvolvendo um aplicativo para a versão mobile do software. “O desenvolvimento do software nos levou a enxergar novas possibilidades de atuação, auxiliando os hospitais neste momento tão crítico que é a pandemia da covid-19, impactando em mais eficiência e qualidade na assistência aos pacientes. Conseguimos reduzir em 22% o tempo médio de internação dos pacientes com covid-19, gerando, assim, mais leitos para atendimento”, acrescenta.
O gestor de projetos de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae RS, Gustavo Moreira, considera que a importância deste edital é fundamentalmente promover um aumento das atividades de inovação e incremento da competitividade das empresas e da economia do RS. “Ver dois projetos gerando resultados, resolvendo problemas relacionados à pandemia da covid-19, mostra o êxito do programa”, salienta. O Edital Tecnova II/RS teve o objetivo de apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica, o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores por empresas situadas no estado do RS. Os parceiros do programa são FINEP, FAPERGS, Badesul, Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP).
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.