Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sistema de inspeção de produtos de origem animal de Uruguaiana evolui em direção ao SISBI

Com o aprimoramento, produtos locais poderão ser comercializados em todo o país

atualizado em: 26/03/22

Da Redação

COMPARTILHE

Uruguaiana aguarda com expectativa o resultado dos primeiros exames de amostras de água e de produtos de origem animal que irão revelar se os produtores locais estão adequados às normas do Ministério da Agricultura para garantia da qualidade dos alimentos. A consultora do Sebrae RS Fabiane Freitas explica que essa é mais uma etapa de um trabalho iniciado em junho de 2020 no eixo Inspeção Municipal do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Poder Público. O objetivo é o aprimoramento do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) com a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) para que as agroindústrias locais possam ampliar seu mercado de vendas.

A vistoria com a coleta de material para análise microbiológica foi realizada no último dia 16 de março em cinco estabelecimentos de Uruguaiana e as amostras foram encaminhadas ao laboratório da Univates, em Lajeado. Novos estabelecimentos deverão ser analisados, de acordo com o cronograma estabelecido. Na próxima etapa, deverá ser solicitada a primeira vistoria do Ministério da Agricultura e, depois de feitas as correções necessárias, haverá nova vistoria para verificar se está tudo adequado e se o Sistema Municipal pode ser equivalente ao SISBI. O município já cumpriu a etapa de documentação, formulários e registro de atividades.

O SIM é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o secretário Rodrigo Santariano afirma que a legislação municipal, que era antiga, foi modificada para estruturação do SIM a fim de dar andamento à evolução da inspeção municipal. “Ainda no primeiro semestre queremos pedir a vistoria do Ministério para habilitação do SISBI”, destaca. “Hoje são 42 agroindústrias em Uruguaiana e podemos dizer que 10 delas estão aptas, inclusive uma delas foi reconhecida estadualmente em um concurso de doce de leite. Elas estão aptas a aderir ao selo para comercializar para o resto do Brasil”, acrescenta o secretário.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: