Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Soluções tecnológicas de Passo Fundo marcaram presença na Expointer 2023

Ação do Sebrae RS levou duas startups e dois ambientes de inovação da cidade à maior feira de agronegócios do Estado

atualizado em: 08/09/23

Da Redação

COMPARTILHE

Setor de extrema importância para a economia local de Passo Fundo, o agronegócio tem se utilizado cada vez mais de novas tecnologias para o seu desenvolvimento. E para mostrar ao Estado que a prática no município vai além do cultivo, o SebraeX – marca de inovação do Sebrae RS – levou as startups Semio Crop e Cota Agro, e os ambientes de inovação Tecnoagro e o Instituto Aliança Empresarial ao espaço RS Innovation Agro da Expointer 2023. Promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (Sict), o espaço funcionou como ponto de encontro e vitrine de algumas das mais inovadoras soluções para o mercado apresentadas por startups do Estado. 

Para a sócia da SemioCrop Agrobiotecnologia, Aline Dettmer, a participação na Expointer 2023 foi uma oportunidade para observar o mercado de forma mais ampla. “Estar em uma das principais feiras do nosso setor de atuação com certeza vai nos trazer muitos benefícios. Conseguimos observar como está o setor no Estado e, de alguma forma, no País. Acompanhamos também o lançamento de editais e de protocolos de intenções voltadas à inovação no agro”, comenta.  

Na mesma direção, o Diretor-Técnico da Tecnoagro, Fernando Pilotto, destaca a importância do networking durante o evento. “Para nós que trabalhamos com pesquisa é extremamente importante ouvir as necessidades dos produtores e demais participantes, para que possamos desenvolver soluções que possam auxiliar o mercado. Dessa forma, fizemos contatos que vão nos ajudar e muito”, afirma.  

De acordo com a gestora de projetos de inovação do Sebrae RS, Niege Canabarro, a  participação das empresas e dos ambientes de inovação cumpriu com uma importante proposta da missão da organização. “A nossa ideia é que todos os atores envolvidos nessa imersão fossem além do âmbito dos negócios. Ir a feiras e eventos do tamanho da Expointer é uma oportunidade de aprender, fazer contatos, observar cenários, dentre outros aspectos. Neste sentido, tanto as startups quanto os ambientes de inovação estão de parabéns”, celebra. 

Soluções para o campo  

Para auxiliar o agronegócio, a SemioCrop Agrobiotecnologia desenvolve tecnologias que possibilitam a redução de custos de produção e a promoção da sustentabilidade a partir da produção de bioinsumos dentro da própria fazenda. Com a mesma missão, a startup Cota Agro possui um aplicativo facilitador que conecta o produtor rural com os fornecedores de insumos e serviços. 

No campo da pesquisa, o Tecnoagro busca desenvolver, validar e transferir tecnologias para diferentes áreas do agronegócio. Por outro lado, o Instituto Aliança Empresarial tem como o objetivo transformar o ecossistema de inovação da região norte do RS através da colaboração.  

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Fevereiro de 2024

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 41 municípios finalistas em 2024

SAIBA MAIS

 

27 de Fevereiro de 2024

Capão do Leão regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: