Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crEdito Sei Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Soluções tecnológicas de Passo Fundo marcaram presença na Expointer 2023

Ação do Sebrae RS levou duas startups e dois ambientes de inovação da cidade à maior feira de agronegócios do Estado

atualizado em: 08/09/23

Da Redação

COMPARTILHE

Setor de extrema importância para a economia local de Passo Fundo, o agronegócio tem se utilizado cada vez mais de novas tecnologias para o seu desenvolvimento. E para mostrar ao Estado que a prática no município vai além do cultivo, o SebraeX – marca de inovação do Sebrae RS – levou as startups Semio Crop e Cota Agro, e os ambientes de inovação Tecnoagro e o Instituto Aliança Empresarial ao espaço RS Innovation Agro da Expointer 2023. Promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (Sict), o espaço funcionou como ponto de encontro e vitrine de algumas das mais inovadoras soluções para o mercado apresentadas por startups do Estado. 

Para a sócia da SemioCrop Agrobiotecnologia, Aline Dettmer, a participação na Expointer 2023 foi uma oportunidade para observar o mercado de forma mais ampla. “Estar em uma das principais feiras do nosso setor de atuação com certeza vai nos trazer muitos benefícios. Conseguimos observar como está o setor no Estado e, de alguma forma, no País. Acompanhamos também o lançamento de editais e de protocolos de intenções voltadas à inovação no agro”, comenta.  

Na mesma direção, o Diretor-Técnico da Tecnoagro, Fernando Pilotto, destaca a importância do networking durante o evento. “Para nós que trabalhamos com pesquisa é extremamente importante ouvir as necessidades dos produtores e demais participantes, para que possamos desenvolver soluções que possam auxiliar o mercado. Dessa forma, fizemos contatos que vão nos ajudar e muito”, afirma.  

De acordo com a gestora de projetos de inovação do Sebrae RS, Niege Canabarro, a  participação das empresas e dos ambientes de inovação cumpriu com uma importante proposta da missão da organização. “A nossa ideia é que todos os atores envolvidos nessa imersão fossem além do âmbito dos negócios. Ir a feiras e eventos do tamanho da Expointer é uma oportunidade de aprender, fazer contatos, observar cenários, dentre outros aspectos. Neste sentido, tanto as startups quanto os ambientes de inovação estão de parabéns”, celebra. 

Soluções para o campo  

Para auxiliar o agronegócio, a SemioCrop Agrobiotecnologia desenvolve tecnologias que possibilitam a redução de custos de produção e a promoção da sustentabilidade a partir da produção de bioinsumos dentro da própria fazenda. Com a mesma missão, a startup Cota Agro possui um aplicativo facilitador que conecta o produtor rural com os fornecedores de insumos e serviços. 

No campo da pesquisa, o Tecnoagro busca desenvolver, validar e transferir tecnologias para diferentes áreas do agronegócio. Por outro lado, o Instituto Aliança Empresarial tem como o objetivo transformar o ecossistema de inovação da região norte do RS através da colaboração.  

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

14 de Junho de 2024

Retomada do mercado de turismo será tema de eventos on-line realizados pelo Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

12 de Junho de 2024

Sebrae RS alerta sobre novos prazos para pagamentos de tributos para MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: