Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crEdito sei Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

StartaBagé acelera desenvolvimento da economia local

A partir do avanço do programa, município quer tornar-se referência regional em inovação

atualizado em: 09/08/22

Da Redação

COMPARTILHE

Com previsão de lançamento para novembro deste ano, o Programa StartaBagé tem como objetivo situar a economia do município como referência regional em inovação e transformar Bagé em uma smart city. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, explica que a ideia surgiu da necessidade de desenvolver uma política pública como estratégia de desenvolvimento local, integrando a administração municipal com as principais ferramentas de gestão,  dentre elas o Programa Cidade Empreendedora do  Sebrae RS e o Inova RS.  

“A meta do StartaBagé é garimpar talentos, fomentar, fortalecer e acelerar as startups locais, incentivando o surgimento de novos empreendedores. Também queremos  avançar no propósito de sintonizar e consolidar Bagé como cidade digital e inteligente”, destaca Pereira. Ele lembra ainda que a iniciativa contempla  premissas de programas que qualificam o município como referência regional e cidade polo, como o Cidades Inteligentes, do Governo Federal, e o Programa Cidades Sustentáveis (PCS). 

Em junho deste ano, Bagé passou a fazer parte do Programa Cidade Empreendedora, tendo como um dos seus eixos prioritários a inovação. “Acreditamos que poderemos melhorar e ampliar os projetos voltados à inovação já desenvolvidos pela prefeitura”, diz Pereira. Entre as iniciativas do governo municipal, por meio da SDI, destacam-se: Casa do Empreendedor, espaços públicos de coworking, Programa Bagé Conectada,  cidade 100% fibrada, entre vários outros.   

Dentre as metas centrais do Programa está a efetiva ativação das 5 hélices condicionantes ao sucesso da proposta de governo: empresas, universidades, meio ambiente e sociedade, integradas em ações transversais. “Desta forma, vamos utilizar novas tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços eficientes e de qualidade, além de promover o desenvolvimento econômico local e preservar nosso principal ativo econômico: o bioma pampa”, reforça o secretário. 

O StartaBagé é dividido em dois eixos: mobilização do empreendedorismo local para o desenvolvimento de práticas inovadoras e aceleração e fomento de startups.  

Atualmente, o município conta com mais de 20 startups voltadas ao desenvolvimento dos mais variados modelos de negócios. Uma delas é a  CSC Agrotech, que desenvolve sistemas agrometeorológicos para melhorar a vida dos agricultores. “Nosso propósito é levar tecnologia de ponta para o campo, garantindo mais previsibilidade e confiança aos dados meteorológicos. Com informação correta, o agricultor ganha mais produtividade e mais qualidade de vida para ele e para sua família”, diz Ricardo Moehleck, sócio da CSC Agrotech. A empresa usa como base informações de satélite e cálculos matemáticos que mesclam dados dos últimos 30 anos para projetar condições climáticas atuais e futuras como temperatura, umidade do solo e velocidade dos ventos. “O avanço da tecnologia vai ajudar a desenvolver a cidade. Podemos gerar muito conhecimento e emprego trabalhando em parceria com entidades, governo e universidades”, acredita  Moehleck.   

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Julho de 2024

Sala do Empreendedor de Cruz Alta realiza mais de 4 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024

SAIBA MAIS

 

15 de Julho de 2024

Evento em Gramado vai colocar os terroirs brasileiros em pauta

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/07/2024 14:30

Divulgar a gastronomia e paisagens gaúchas são apostas para retomar o turismo no RS

Sebrae RS Podcast 12/07/2024 13:00

Retomada dos pequenos e médios negócios de varejo é tema de podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: