Mais buscados: mEI credito SEI boas Praticas Consultoria
Da Redação
Com previsão de lançamento para novembro deste ano, o Programa StartaBagé tem como objetivo situar a economia do município como referência regional em inovação e transformar Bagé em uma smart city. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, explica que a ideia surgiu da necessidade de desenvolver uma política pública como estratégia de desenvolvimento local, integrando a administração municipal com as principais ferramentas de gestão, dentre elas o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS e o Inova RS.
“A meta do StartaBagé é garimpar talentos, fomentar, fortalecer e acelerar as startups locais, incentivando o surgimento de novos empreendedores. Também queremos avançar no propósito de sintonizar e consolidar Bagé como cidade digital e inteligente”, destaca Pereira. Ele lembra ainda que a iniciativa contempla premissas de programas que qualificam o município como referência regional e cidade polo, como o Cidades Inteligentes, do Governo Federal, e o Programa Cidades Sustentáveis (PCS).
Em junho deste ano, Bagé passou a fazer parte do Programa Cidade Empreendedora, tendo como um dos seus eixos prioritários a inovação. “Acreditamos que poderemos melhorar e ampliar os projetos voltados à inovação já desenvolvidos pela prefeitura”, diz Pereira. Entre as iniciativas do governo municipal, por meio da SDI, destacam-se: Casa do Empreendedor, espaços públicos de coworking, Programa Bagé Conectada, cidade 100% fibrada, entre vários outros.
Dentre as metas centrais do Programa está a efetiva ativação das 5 hélices condicionantes ao sucesso da proposta de governo: empresas, universidades, meio ambiente e sociedade, integradas em ações transversais. “Desta forma, vamos utilizar novas tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços eficientes e de qualidade, além de promover o desenvolvimento econômico local e preservar nosso principal ativo econômico: o bioma pampa”, reforça o secretário.
O StartaBagé é dividido em dois eixos: mobilização do empreendedorismo local para o desenvolvimento de práticas inovadoras e aceleração e fomento de startups.
Atualmente, o município conta com mais de 20 startups voltadas ao desenvolvimento dos mais variados modelos de negócios. Uma delas é a CSC Agrotech, que desenvolve sistemas agrometeorológicos para melhorar a vida dos agricultores. “Nosso propósito é levar tecnologia de ponta para o campo, garantindo mais previsibilidade e confiança aos dados meteorológicos. Com informação correta, o agricultor ganha mais produtividade e mais qualidade de vida para ele e para sua família”, diz Ricardo Moehleck, sócio da CSC Agrotech. A empresa usa como base informações de satélite e cálculos matemáticos que mesclam dados dos últimos 30 anos para projetar condições climáticas atuais e futuras como temperatura, umidade do solo e velocidade dos ventos. “O avanço da tecnologia vai ajudar a desenvolver a cidade. Podemos gerar muito conhecimento e emprego trabalhando em parceria com entidades, governo e universidades”, acredita Moehleck.
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
10 de Outubro de 2024Não-Me-Toque investe na capacitação de servidores municipais com programa Cidade Empreendedora
SAIBA MAIS10 de Outubro de 2024
Com representantes de 12 países e 21 estados brasileiros, Mostratec-Liberato é lançada oficialmente
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
26/09/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para organizar as finanças e aumentar as vendas
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.