Loading SEBRAE

Mais buscados: mei SEI crédito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Startup gaúcha é eleita destaque nacional no projeto Capital Empreendedor 2020

Empresa de tecnologia Ubots oferece soluções de inteligência artificial para desenvolver o atendimento online de grandes marcas

atualizado em: 09/12/20

Da Redação

COMPARTILHE

A startup gaúcha Ubots foi eleita o negócio destaque no projeto nacional do Sebrae Capital Empreendedor 2020. No total, 223 empresas de 23 estados participaram da iniciativa, que teve duração de seis meses. No evento online de encerramento, realizado em novembro, apenas outras duas startups conquistaram reconhecimentos: o destaque de comportamento empreendedor foi dado para a PluriCell, de São Paulo, e o de interesse dos investidores para a Docato, do Paraná.

Fundada em 2016, em Porto Alegre, a Ubots é uma empresa de tecnologia que oferece soluções de inteligência artificial para desenvolver o atendimento online de grandes marcas. A startup registrou no terceiro trimestre deste ano um crescimento de 110% em seu faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. Além de contar com uma plataforma própria para a construção de chatbots, a empresa também oferece serviços de atendimento via chat multicanal, integrações, customizações e curadorias. Entre os atuais clientes da startup estão os bancos Superdigital (do Grupo Santander) e Agibank, a instituição financeira cooperativa Sicredi, a corretora de valores Easyinvest, a rede de farmácias Panvel e as lojas Lebes.

Cofundador e CEO da Ubots, Rafael Souza afirma que ingressou no programa Capital Empreendedor porque tinha dúvidas em relação à abertura da empresa para investidores. E conta que não saiu com a resposta justamente porque aprendeu que ela não é binária, um simples sim ou não. “Essa abertura dependerá da nossa análise da oferta e do objetivo do investimento. Não é porque um fundo está nos oferecendo dinheiro que não precisamos conhecê-lo muito bem. O programa nos preparou para avaliarmos as propostas e criarmos um plano claro”, afirma.

Das 41 startups selecionadas para a fase final do Capital Empreendedor, que contou com a participação de 96 investidores, 26 já receberam investimentos, que somaram R$ 11,6 milhões. Rafael conta que a Ubots recebeu propostas e está em negociação com investidores. Assista aqui o pitch da empresa.

Startup gaúcha é eleita destaque nacional no projeto Capital Empreendedor 2020 2

Coordenadora estadual de startups do Sebrae RS, Débora Chagas afirma que a Ubots é um exemplo a ser seguido. “Além de terem um produto muito bom, com tecnologia confiável, eles têm muito foco no negócio e são determinados a desenvolver a empresa por meio de conexões, aspectos muito importantes para as startups. Estão sempre em busca de novos aprendizados e de novos contatos”, elogia.

Além da Ubots, outras seis startups gaúchas participaram da etapa final do Capital Empreendedor, chamada de circuito de investimento: Allexo Tecnologia, DigiFarmz, Lydia Sistemas Inteligentes, Growdev PalmaIOT e Prema. Antes, elas passaram pelas fases de mentorias, que no total teve 10 empresas, e de workshops, que reuniu 20 startups.

Conheça o programa Capital Empreendedor

O programa Capital Empreendedor é uma iniciativa nacional do Sebrae que visa preparar pequenos negócios inovadores para entenderem e acessarem processos de investimentos de anjos, de fundos de seed e de venture capital. Gerido localmente pelas unidades estaduais, o programa capacita empreendedores em temas como estruturação de teses de investimentos e alocação de recursos, além de auxiliar na identificação do momento mais adequado para a captação.

A iniciativa também atua na aproximação dos empreendedores com investidores que tenham propósitos alinhados aos das empresas e os prepara para negociar no mercado de capital de risco. Neste ano, o programa recebeu 877 inscrições de todo o país. Participaram da fase de workshop 223 empresas, da etapa de mentorias 90 e do circuito de investimento 41.

 

5 dicas da Ubots para startups que buscam investimentos
1. Avalie se este é o momento certo para buscar investimentos externos;
2. Não aceite o dinheiro pelo dinheiro, o investimento precisa ter um objetivo;
3. Não aceite o investimento porque ele vai gerar mídia, há outras estratégias para isso, como a contratação de uma assessoria de imprensa;

  1. Analise muito bem os fundos de investimento que fazem as propostas para saber como a empresa se adaptará a eles;
  2. Participe de programas como o Capital Empreendedor para tirar dúvidas sobre a abertura da empresa para novos investidores.

    Fonte: Rafael Souza, cofundador e CEO

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: