Mais buscados: Mei CREDITO Sei Boas praticas consultoria
Da Redação
Para uma startup, realizar uma imersão profissional para conhecer novas realidades e sugerir ideias de acordo com a real necessidade do cliente é uma experiência muito importante. Isso será possível na segunda etapa do AgroInnovation, projeto que visa aproximar startups de produtores rurais para trazer temas como inovação e empreendedorismo para dentro do agronegócio.
Durante os dias 25 e 26 de outubro, dez startups participarão dessa experiência imersiva em uma propriedade rural de Aceguá, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. Na experiência, as empresas irão à campo para conhecer a realidade de agricultores da região, entender as vivências, trocar experiências e ouvir os anseios dos produtores. A partir disso, identificar os problemas e necessidades e propor ideias e soluções condizentes com a realidade do agronegócio.
Na programação do primeiro dia, dez startups, com soluções em diferentes áreas do agronegócio, estarão na propriedade de Walfrido Duck, participante do Projeto Unidades Demonstrativas*. A ideia é oportunizar a vivência da rotina de um produtor rural. Lá, os empreendedores poderão acompanhar as atividades diárias do proprietário da fazenda, ver como funciona a rotina produtiva dele para identificar possíveis problemas e necessidades desse agricultor. A propriedade de Duck é bastante diversificada, com produção de leite, carne e grãos em sistemas integrados.
No sábado, 26 de outubro, produtores rurais da região poderão relatar os desafios de toda a cadeia produtiva – como adquirir insumos, produzir e comercializar – às startups em um workshop aberto ao público que se interessar. A MoveOn, empresa que realiza a mediação entre startups e produtores rurais, ficará responsável pela condução da conversa. Após a experiência imersiva, as startups criarão soluções para os problemas e necessidades dos produtores rurais.
A próxima etapa do AgroInnovation acontecerá o Laboratório Agrotech, quando as soluções classificadas serão aplicadas na propriedade onde ocorreu a etapa do Desafio Tecnológico. A última parte será um fórum técnico para produtores rurais e empresas que tenham interesse em adquirir as soluções de tecnologia.
Durante primeira etapa do projeto, que aconteceu no dia 18 de julho, em São Gabriel, as startups fizeram pitchs das suas empresas para os parceiros do programa, apresentando soluções para as cadeias produtivas, além de cases de produtores rurais que utilizam tecnologia e inovação em suas propriedades, que relataram os impactos gerados na produção. Foi um evento que teve interlocução da UNIPAMPA e reuniu produtores rurais, startups e acadêmicos, com público de 300 pessoas.
*O projeto Unidades Demonstrativas, do programa Juntos para Competir, tem por objetivo o desenvolvimento produtivo, econômico e gerencial de 23 propriedades rurais para que se tornem “unidades demonstrativas” ao setor produtivo da região Fronteira Sul do Rio Grande do Sul.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.