Mais buscados: mei CREDITO SEI BOAS Praticas Consultoria
Da Redação
Tapes – O desenvolvimento das cidades passa pelos microempreendedores e o município de Tapes se destaca por estimular iniciativas como a Sala do Empreendedor. O espaço, localizado junto à Prefeitura Municipal, é responsável pela efetivação de 502 MEIs. Ao todo, o município conta com 692 empresários dessa categoria, o que representa um Microempreendedor Individual (MEI) para cada 25 habitantes.
O SEBRAE/RS, parceiro da iniciativa, reconhece a evolução do município junto aos pequenos negócios. A gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosani Boeira Ribeiro, informa que a cidade está entre as com menor inadimplência na contribuição da Guia DAS, que serve para o pagamento do Simples, com uma taxa de 5%. “Só em microcrédito executado pelos agentes bancários que operam com esta modalidade no município foram financiados mais de R$ 780 milhões aos empreendedores entre 2013 e 2014”, destaca.
Por trás desse mérito está também a atuação do agente de desenvolvimento Paulo Emílio Borges Silveira, nomeado para a função em 2012, e um grande entusiasta dos pequenos negócios. Mensalmente, Silveira realiza, em média, 85 atendimentos na Sala do Empreendedor. “O município também é destaque como case de sucesso na área de desburocratização para os micro e pequenos negócios”, orgulha-se Silveira, que se prepara para aperfeiçoar o atendimento aos empresários. “Em abril, vou participar de um encontro com agentes e secretários de desenvolvimento de todo o País, em Brasília. O objetivo é buscar ideias para estimular ainda mais a economia de Tapes”, conta o agente.
Sobre o MEI
O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.
Além disso, o MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Mais informações sobre Microempreendedor Individual podem ser obtidas no Portal do Empreendedor ou através da Central de Relacionamento SEBRAE: 0800.570.0800.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
21 de Novembro de 2024Mais de 35 empresas participam da sessão de negócios realizada pelo Sebrae durante a Frinape
SAIBA MAIS18 de Novembro de 2024
Porto Alegre terá a maior aula inspiradora para mais de dez mil estudantes da rede pública
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.