
Mais buscados: Mei credito SEI Boas praticas CONSULTORIA

Da Redação

Tapes – O desenvolvimento das cidades passa pelos microempreendedores e o município de Tapes se destaca por estimular iniciativas como a Sala do Empreendedor. O espaço, localizado junto à Prefeitura Municipal, é responsável pela efetivação de 502 MEIs. Ao todo, o município conta com 692 empresários dessa categoria, o que representa um Microempreendedor Individual (MEI) para cada 25 habitantes.
O SEBRAE/RS, parceiro da iniciativa, reconhece a evolução do município junto aos pequenos negócios. A gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosani Boeira Ribeiro, informa que a cidade está entre as com menor inadimplência na contribuição da Guia DAS, que serve para o pagamento do Simples, com uma taxa de 5%. “Só em microcrédito executado pelos agentes bancários que operam com esta modalidade no município foram financiados mais de R$ 780 milhões aos empreendedores entre 2013 e 2014”, destaca.
Por trás desse mérito está também a atuação do agente de desenvolvimento Paulo Emílio Borges Silveira, nomeado para a função em 2012, e um grande entusiasta dos pequenos negócios. Mensalmente, Silveira realiza, em média, 85 atendimentos na Sala do Empreendedor. “O município também é destaque como case de sucesso na área de desburocratização para os micro e pequenos negócios”, orgulha-se Silveira, que se prepara para aperfeiçoar o atendimento aos empresários. “Em abril, vou participar de um encontro com agentes e secretários de desenvolvimento de todo o País, em Brasília. O objetivo é buscar ideias para estimular ainda mais a economia de Tapes”, conta o agente.
Sobre o MEI
O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.
Além disso, o MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Mais informações sobre Microempreendedor Individual podem ser obtidas no Portal do Empreendedor ou através da Central de Relacionamento SEBRAE: 0800.570.0800.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Novembro de 2025Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)
SAIBA MAIS05 de Novembro de 2025
Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.