Mais buscados: mEI Credito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Tapes – “Nosso município é pequeno, fica difícil atrair empresas, por isso é tão importante apoiarmos os pequenos negócios. E o SEBRAE nos possibilita fazer esse trabalho”, disse, agradecido, o prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, ao receber a homenagem do SEBRAE/RS. A placa comemorativa foi entregue pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, diretor Técnico Ayrton Pinto Ramos e pelo diretor de Administração e Finanças Carlos Schütz. A receita do desenvolvimento econômico da cidade está no apoio às micro e pequenas empresas. Tapes investiu nessa fórmula e se transformou em um caso de sucesso em desburocratização no Estado.
Fialho destacou a importância das ações realizadas pelo município e principalmente a força dos empreendedores tapenses. “Ter uma empresa em um País como o nosso é um grande desafio. Temos muito orgulho de participar dessa instituição que trabalha para simplificar a vida dos pequenos e lutar por eles. E os empreendedores estão em todos os lugares, inclusive no setor público, como e o caso do prefeito Rafaeli”, declarou o superintendente do SEBRAE/RS.
Um exemplo do sucesso da parceria da instituição e o município é a Sala do Empreendedor, que funciona ao lado da prefeitura de Tapes. “Estamos há mais de um ano administrando o Camping Recanto da Lagoa, que é concessão municipal, e a nossa antena, ou seja, todo o apoio que precisávamos veio através da Sala do Empreendedor” revelou a proprietária do negócio, Marivone Paiva Dorneles.
A gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosani Boeira Ribeiro, destaca que Tapes é um case de sucesso em desburocratização entre os municípios gaúchos que participam do ranking por terem implementado a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A cidade apresentou uma série de evidências e lidera nesse critério. “O município identificou os processos de atendimento de Microempreendedores Individuais, micro e pequenas empresas e também promoveu a desburocratização para a formalização dos empreendedores”, aponta Rosani. Tapes ainda colocou em práticas ações de desenvolvimento para estimular novos segmentos e diversificar a economia.
A cidade tem 16,7 mil habitantes pelo último censo do IBGE e registra mais de 1,2 empresas, a maioria, 687, são MEIs. E quer mais. “O município tinha dificuldades de atrair empresas. Agora, com a desburocratização, temos potencial para instalar pequenas indústrias espalhadas em todo o território”, avalia o prefeito Silvio Rafaeli. Outro destaque da atuação em prol dos empresários é o trabalho do agente de desenvolvimento do município, que ajuda as empresas a sair da informalidade e estimula a qualificação, por meio de ações realizadas em parceria com o SEBRAE/RS.
O prefeito também se orgulha de que 85% das microempresas de Tapes estão em plena atividade. Há ainda uma oportunidade para expandir o empreendedorismo na região.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.