Mais buscados: Mei credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
As cidades de Cerrito e Tavares acabam de reforçar o compromisso do setor público no apoio ao empreendedorismo. Com a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, de acordo com a legislação 147/2014, uma série de benefícios serão gerados, entre eles a maior agilidade no processo de formalização e as licitações exclusivas com foco nos pequenos negócios.
Conforme explica o técnico da Regional Sul do SEBRAE/RS, Fabricio Sanches Burkert, “as duas cidades já estão aplicando diversas orientações para estimular novos empreendedores e também aqueles que já possuem seu negócio. São capacitações, orientação para abertura de empresas e licitações exclusivas com as MPEs para a compra de materiais”, explica.
Em Cerrito, por exemplo, a primeira licitação já foi realizada. Esse processo envolve compras que tenham o valor máximo de R$ 80 mil para adquirir bens ou serviços de empreendimentos de pequeno e médio porte. Além disso, a implementação da Sala do Empreendedor contribui para a desburocratização da abertura de empresas, unificando os processos.
O técnico Fabrício Sanches Burkert conta que em Tavares, com a implementação da lei, a atuação do SEBRAE/RS passa a ser mais ampla. “Estamos seguros de que haverá uma atenção ainda maior. Em apenas um mês, já houve licitação exclusiva e, em breve, será inaugurada a Sala do Empreendedor”, disse.
A prefeitura de Tavares nomeou duas agentes de desenvolvimento: Soraia Bjaiji da Silva e Patrícia Queitiana Silva da Silva. Patrícia destaca que o convênio entre SEBRAE/RS e Prefeitura Municipal garantiu uma série de capacitações para os empreendedores. “Todo mês teremos uma nova atividade, que será divulgada na imprensa ou direto com os comerciantes, por exemplo”, conta. O processo de formalização de novas empresas irá começar assim que a Sala do Empreendedor for inaugurada, em poucas semanas. “Queremos fazer ainda mais, pois temos certeza de que podemos contribuir com o desenvolvimento”, finaliza.
Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. Ela foi atualizada em 2014, a partir da Lei Complementar 147/2014, que ampliou benefícios aos empreendedores. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 199 cidades gaúchas. Somente este ano, 27 municípios adotaram a lei.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.