Mais buscados: MeI CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Chicago – O novo mundo da alimentação combina o resgate de itens naturais e orgânicos com o que há de mais inovador em termos de tecnologia. Essa é uma das tendências observadas pelo grupo de 13 empresários gaúchos que acompanham a delegação do SEBRAE RS à NRA Show Chicago 2017. A missão embarcou para os Estados Unidos no dia 18 de maio e retorna ao Rio Grande do Sul no dia 25.
O coordenador estadual na Gerência Setorial de Comércio e Serviços do SEBRAE RS, Roger Klafke, cita uma das visitas técnicas que ilustra essa análise. “Na Farmer’s Fridge, grandes refrigeradores acondicionam saladas orgânicas fornecidas diretamente pelos produtores rurais em um espaço de autosserviço e com apenas um funcionário”, relata. Outra tendência destacada por Klafke é a expansão dos serviços de tele-entrega e das tecnologias que apoiam esse negócio. “A Oven Fresh, por exemplo, desenvolveu um forno portátil, que funciona dentro da própria bolsa do motoboy e ajuda a manter o alimento quente até chegar ao consumidor”, descreve.
A forma de pedir e de receber as encomendas também está mudando. Agnicayana Posser, da Baitakão Restaurante e Lancheria, de Caxias do Sul, acompanhou uma palestra na NRA e conta o que vem por aí nesse segmento. “Nos Estados Unidos, uma em cada cinco pessoas gostaria de fazer pedidos de forma eletrônica, mas sem perder o toque pessoal, como uma solicitação por voz”, cita. “A utilização de drones para fazer a entrega dos produtos aos clientes é outra novidade, uma solução que já encontra receptividade no mercado norte-americano”, observa a empresária.
A tecnologia também pode trazer inovação e facilidades para um segmento em ascensão no Brasil, e especialmente no Rio Grande do Sul: o das cervejas e cervejarias artesanais. Ricardo Zanona, da Cantina BZ, de Porto Alegre, acompanhou a demonstração de uma nova forma de servir chope. “O sistema enche o copo de baixo para cima, a partir de uma espécie de diafragma de silicone e o cliente pode informar a quantidade exata que deseja. A solução ainda permite o pagamento em cartão, com autosserviço, como ocorre com as máquinas de café”, explica o empresário. O modelo pode ser uma alternativa para dar mais agilidade ao serviço de bares e restaurantes, sem riscos para o pagamento da bebida.
A missão, promovida pelo SEBRAE/RS, conta com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (SINDHA) e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH).
Siga o SEBRAE RS
Notícias
16 de Setembro de 2024Programa do Sebrae RS e Prefeitura de Poa apoiará 39 startups gaúchas com soluções para cidades resilientes, turismo e saúde.
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.