
Mais buscados: mEI credito SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação
Foi-se o tempo em que o produtor rural tinha que tomar decisões e planejar sua propriedade apenas no ‘achômetro’. Atualmente, empresas tecnológicas, conhecidas como startups, possuem soluções e tecnologias para inúmeras cadeias produtivas do agronegócio. E é por isso que um grupo de 16 startups participa do Salão do Empreendedor, na Expointer, iniciativa da Farsul, do Senar-RS e do Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir, além de parceiros, como a Fecomércio/Senac-RS, a Fiergs/Senai-RS e a Embrapa.

Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview
Uma das empresas que está no Salão do Empreendedor é a Agridados. O proprietário, Diego Florian Roberti, explica que o software permite controle completo da propriedade rural com foco financeiro (controle de contas a pagar, gastos em categorias, fluxo de caixa, entre outros) e Lavouras (mapeamento de áreas, controle de plantações, atividades de manejo, cargas de colheita, estoque). “O mais difícil para o produtor é criar a rotina de lançar os dados, mas essa é uma tarefa essencial para o sucesso dos resultados. É um investimento de tempo a longo prazo, mas os resultados aparecem e mudam a vida do produtor para melhor”, garante Roberti.
Fruticultura de precisão
Já a Pomartec trouxe ao Salão do Empreendedor uma plataforma de ferramentas para a fruticultura de precisão. É voltada para a integração de dados dos processos produtivos através de controles das atividades, das rotinas de campo e das análises de dados especializados (solos, hidrografias, topografias, vertentes, declividades, altitudes, imagens de satélites, etc). “Desenvolvemos esta ferramenta com a ideia de padronizar as informações coletadas no dia a dia nas áreas produtivas, permitindo aos produtores o gerenciamento total da produção agrícola”, explica um dos sócios-proprietários da Pomartec, Rafael Irgang.
A startup nasceu em 2015 pelas mãos de três irmãos com o mesmo propósito: atuar no setor do agronegócio. Atualmente, Gustavo, Rafael e Alexandre Irgang possuem 33 clientes e querem chegar até o final de 2019 com 150. “Mapeamos o mercado e levantamos 300 mil potenciais clientes”, comenta Rafael.
Além da exposição das startups, todos os dias ocorrem pitches nos horários: 10h, 13h30 e 15h30. As empresas participantes são: Acerto Fácil, Aegro, Agridados, Arpac, Auster, Brabov, Checkplant, Silo Verde, Sirros, Eirene Solutions, Elysios, Mais Soja, Pix Force, Pomartec, Raks Tecnologia Agrícola e Tryber.

Foto: Marcos Nagelstein/ Agência Preview
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.