Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI SEI credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Tiago Görski Lacerda, de Santiago, concorre à etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com o “Pila Verde”

Projeto que criou moeda local a partir do lixo disputa na categoria Inovação e Sustentabilidade

atualizado em: 23/06/22

Da Redação

COMPARTILHE

Em Santiago, os resíduos orgânicos ganharam poder de compra. O projeto “Pila Verde” criou uma moeda local de mesmo nome, que beneficia a comunidade, a agricultura familiar e reduz o descarte de lixo doméstico. Vencedora da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Inovação e Sustentabilidade, a iniciativa agora concorre à distinção nacional. No próximo dia 28, o prefeito Tiago Görski Lacerda estará em Brasília disputando o título ao lado de outros sete projetos gaúchos.  

 “A vida na gestão pública é servir, pensar, planejar e executar políticas que atendam o presente e criem soluções para o futuro. E o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um importante termômetro que demonstra que os esforços valem a pena, quando se pensa no resultado coletivo”, declara o prefeito. Ele explica que o “Pila Verde” é uma ideia simples, em que o município troca o lixo orgânico do cidadão por uma cédula local, que tem valor nas feiras livres.  

 A expectativa para a premiação nacional do Sebrae é grande, revela o prefeito. “Nos dará a oportunidade de mostrar para um público ainda maior o que temos feito por nossa cidade. Valeu muito a pena tudo o que fizemos até então e estamos motivados para fazer muito mais”, destaca Lacerda.  

Na cidade, cada 5 kg de resíduos equivalem a 1 Pila Verde, sendo que podem ser trocados os seguintes orgânicos: cascas de frutas, restos de legumes, cascas de ovos, borra de café e erva mate. O município já contabilizou uma economia de R$ 71 mil com a destinação dos resíduos orgânicos para aterro, mas os ganhos não financeiros são incalculáveis, abrangendo a integração da comunidade, educação ambiental e o incentivo ao consumo dos produtos da agricultura familiar.  

O objetivo desta categoria do Prêmio é promover a sinergia entre os atores das cadeias de valor do território e inserir os temas de inovação e sustentabilidade nos setores público e privado para aumento da eficiência dos serviços públicos. 

 Sobre o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 

 O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, que tenham implementado projetos com resultados mensuráveis e comprovados de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, na Lei da Liberdade Econômica e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município. Os projetos passaram por avaliações técnicas e foram julgados por comissões formadas por especialistas de entidades, universidades e órgãos de controle. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

28 de Junho de 2022

São Francisco de Paula adere ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

27 de Junho de 2022

Oito projetos gaúchos concorrem à etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/06/2022 18:06

Seja um Agente Local de Inovação do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 06/06/2022 15:18

Salão de Inovação leva conhecimento e troca de experiências à Fenadoce

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: