Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crEdito SEI boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Todos as oportunidades da gastronomia

atualizado em: 18/02/16

Da Redação

COMPARTILHE

A Sal a Gosto, de Caxias do Sul, cresce impulsionada por parcerias com grandes empresas e com apoio gratuito de um programa do SEBRAE/RS e do CNPQ

Da Redação

Escola Sal a Gosto participa do Programa ALI, realizado pelo SEBRAE/RS (Foto: Divulgação)

Caxias do Sul – Os negócios em gastronomia estão em alta. Chefs, food trucks, culinária orgânica e diversas tendências se mesclam em um setor que sobrevive e cresce apesar da crise. A situação não é diferente na Escola Sal a Gosto, de Caxias do Sul, que oferece cursos variados que vão de elaboração de sushi à culinária mexicana. Do ano passado para cá, o faturamento da empresa aumentou 33% e deve continuar em elevação em 2016.

Por trás do sucesso do empreendimento está o chef Gabriel Lourenço, um jovem empresário, e sua adesão ao Programa Agentes Locais da Inovação (ALI), realizado pelo SEBRAE/RS, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Eu buscava inovações, mas não identificava os pontos que poderiam ser melhorados”, conta Lourenço.

A escola tinha em seu histórico o atendimento de mais de 10 mil alunos de todo o País, principalmente de interessados na gastronomia, mesmo não atuando na área. A empresa também alcançou mais de 30 mil pessoas em eventos sociais e corporativos desde 2011, mas precisava evoluir. Novas possibilidades surgiram com a adesão ao Programa ALI, no ano passado. “A partir de uma orientação proativa, especializada e gratuita, o agente local de inovação diagnosticou a empresa e elaborou planos de trabalho para promover uma prática continuada de ações de inovação”, detalha Michele Seleri, gestora do Programa ALI no SEBRAE/RS.

Uma das novidades que está alavancando a Sal a Gosto são as parcerias com fabricantes de produtos voltados para a alimentação. A agente local de inovação, Latoya Brum, relata que foi elaborado um plano de negócios e apresentado a empresas que teriam interesse em divulgar seus produtos ou agregar sua marca a um projeto inovador. “O principal argumento foi possibilitar a essas empresas a oportunidade de fazer com que os consumidores em potencial utilizassem, na prática, seus produtos”, esclareceu. A ideia deu certo e grandes indústrias aceitaram a parceria. Entre elas, a Tramontina, uma das principais fabricantes de utensílios domésticos do mundo. A empresa disponibiliza um quadro com facas para que os alunos tenham maior facilidade na identificação de quais utensílios devem ser utilizados, como devem ser usados e como são. “Da parceria surgiu uma nova oportunidade: uma aula sobre cortes e facas, que faz o maior sucesso”, destaca a agente.

Com o tempo, para maior viabilidade do negócio, foi constatada a necessidade do desenvolvimento de outros serviços como atendimento a eventos, consultorias gastronômicas e aulas para profissionais. A Sal a Gosto também está participando de grandes eventos gastronômicos e criou seu próprio food truck, que circula em diversos pontos e atrações da região, oferecendo um cardápio variado.

As novas ações implementadas estimularam o interesse das pessoas pela empresa. Houve um aumento de 50% no número de curtidas no Instagram e de 20% no Facebook. Também aumentou a procura por eventos externos e pelo sistema food truck. Para o chef Gabriel Lourenço, “o programa ALI fez com que a Sal a Gosto empregasse suas forças nas ações que realmente são importantes para o momento”. E a empresa já projeta novidades para 2016. “Vamos intensificar a participação em premiações da área de gastronomia, buscar novas estratégias de interação com os alunos não só na sala de aula, mas também nas redes sociais, e teremos a estreia de um programa de TV para abordar novidades, tendências e receitas” revela o empresário.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: