
Mais buscados: mEI crEdito Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
A lista das 20 empresas pré-selecionadas no edital Petrobras Conexões para Inovação inclui três empresas do RS, todas no Grupo A – tecnologias digitais e novas energias. O edital é resultado de uma parceria entre Petrobras e Sebrae para incentivar o desenvolvimento de startups e pequenas empresas inovadoras por meio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). “Acreditamos que o RS também conseguirá manter empresas na fase final”, afirma o Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do Sebrae RS, Fabiano Cislaghi Dallacorte.
A partir de agora, as empresas pré-selecionadas terão que detalhar seus projetos na plataforma do edital em um processo que vai até o dia 27 de novembro de 2019. Nos dias 2 e 3 de dezembro, as pré-selecionadas apresentarão um pitch para banca de jurados da Petrobras para que dez sejam escolhidas e receberem o aporte de recursos da Petrobras. A publicação dos aprovados será no dia 10 de dezembro de 2019. Os projetos vencedores serão contemplados com valores entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão com recursos oriundos na cláusula de investimento em P,D&I da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Esse incentivo será muito bem-vindo pelas empresas. “São recursos bem adequados para o que precisamos”, comenta Leandro Porto Lusa, um dos sócios da Trisolutions Soluções em Engenharia Ltda. Fundada em 2001, em Porto Alegre, a empresa apresentou um projeto para detecção de falhas em processos industriais com uso de inteligência artificial. No caso da Sirius Engenharia ambiental Ltda, também de Porto Alegre, o projeto é o de detecção de vazamentos nas tubulações. “A empresa nasceu com o intuito de inovar, agregar tecnologia”, destaca um dos sócios, Marcio Feistauer.
“Estamos bem felizes”, afirma o engenheiro mecânico Eduardo Donadel Basso, sócio da EAD Basso, que já participou de outros editais da Petrobras, mas pela primeira vez com a EAD. A proposta pré-selecionada foi a de desenvolvimento de um robô pra fazer a limpeza dos tanques que armazenam petróleo nas plataformas marítimas. A empresa existe desde 2004 em Bento Gonçalves, mas está com foco em inovação a partir de 2017, mantendo o desenvolvimento de projetos em Porto Alegre.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.