Mais buscados: Mei credito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
A Administração Municipal de Três Passos lançou na noite desta segunda-feira (20) o seu Plano Anual de Compras. O documento foi construído em parceria com o Sebrae RS, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, e traz muitos avanços para o ambiente de negócios. A ferramenta permite o planejamento interno da Prefeitura junto às secretarias municipais e contribui para que os empresários locais se organizem para participar das licitações públicas. O evento reuniu mais de 60 pessoas no Centro Empresarial de Três Passos. Estiveram presentes empreendedores, representantes do Sebrae RS, o prefeito Arlei Tomazoni; o secretário de Desenvolvimento, Carton Cardoso; e a secretária de Administração, Cristiane Seibel, que fez a apresentação do Plano aos participantes.
“Os empreendedores puderam dirimir suas dúvidas a respeito das compras públicas. É muito importante aumentar a participação das empresas locais nas licitações, a fim de manter estes valores circulando dentro do nosso município”, destacou o prefeito Arlei Tomazzoni. O gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS, Claudiomiro Reis, explica que o Plano permite ao poder público comprar melhor, uma vez que o planejamento amplia o poder de barganha para negociar com fornecedores e empresários. “Ou seja, a prefeitura vai ter acesso a preço e contratação mais favoráveis, obtendo a melhor relação custo-benefício, tanto ao município quanto ao fornecedor”, reforça.
O consultor de Políticas Públicas do Sebrae RS, Wilson Augusto Melo da Fonseca, explica que o documento apresenta um descritivo detalhado dos produtos e serviços que a prefeitura consome ou contrata e informa ainda prazos e previsão de compra. “É um instrumento que traz transparência para que os empreendedores possam se preparar e se articular para participar das licitações”, aponta. Segundo Fonseca, com isso Três Passos se coloca à frente de outros municípios por já iniciar a divulgação do seu Plano Anual de Compras, trazendo os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa para dentro do ambiente de negócios da cidade.
“A prefeitura quer promover o aquecimento da economia, fazer com que as oportunidades de compras cheguem às empresas locais. Com isso, cria-se um momento mais favorável aos pequenos negócios”, destaca o consultor. A partir de agora, a prefeitura dedica-se à capacitação dos empresários. “Este segundo momento que se inicia é importantíssimo para orientar os empreendedores. Todo um movimento vai ser criado com foco nessa qualificação”, completa Fonseca.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.