Mais buscados: Mei credito sei Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Triunfo – Implementada recentemente, em novembro deste ano, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas tornou-se rapidamente uma das políticas públicas de destaque na histórica Triunfo. Para comemorar a ótima repercussão e os resultados já conquistados, o SEBRAE/RS concedeu à prefeitura o certificado pela atuação de apoio aos empreendedores locais. A cerimônia ocorreu na segunda-feira, 21 de dezembro, no novo espaço planejado para abrigar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Sala do Empreendedor, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e até uma área para serviços de microcrédito.
A gestora de Políticas Públicas da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS, Paula Nicolini, observa que o conjunto das ações realizadas em parceria entre a instituição e a prefeitura são, de fato, oportunidades para a comunidade de Triunfo. “Ao adotar os mecanismos da Lei Geral, a prefeitura abre caminhos para os pequenos negócios de forma sistemática. As licitações exclusivas para compras de até R$ 80 mil com participação de micro e pequenas empresas são uma realidade”, exemplifica ela.
O prefeito, Mauro Fornari Poeta, manifestou a satisfação pelo reconhecimento e mérito apontados pelo SEBRAE/RS, na medida em que os esforços têm sido em busca de um trabalho que gere meios de crescimento com oportunidades para a sociedade. “Os processos que envolvem compras públicas são apenas parte de toda uma disposição da gestão municipal em estimular melhorias e qualidade de vida para a população. O empreendedorismo é uma característica que precisa de apoio e agilidade em trâmites burocráticos”, reconheceu. Também participou da cerimônia o Gerente da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS, Paulo Bruscato.
Entre as iniciativas que já beneficiam empresários está a unificação do recebimento de dados e documentos em apenas um local. Outro aspecto importante foi a nomeação de um Agente de Desenvolvimento, que faz a interface entre o poder público e os empreendimentos, bem como proporciona um melhor canal de troca de informações, por exemplo, sobre procedimentos técnicos a serem cumpridos nos empreendimentos da cidade. “O processo de concessão de alvarás, por exemplo, é um dos que mais gera dúvidas nos investidores de pequenos negócios. As explicações estarão sempre disponíveis na Sala do Empreendedor”, citou o prefeito.
Os próximos passos deverão ser no sentido da integração à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), ainda sem previsão, mas que poderão dar ainda mais fôlego para a economia de Triunfo. “A REDESIM envolve uma parceria do SEBRAE/RS com a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) e significa ainda mais benefícios aos empresários”, reforça Paula Nicolini.
Sobre a Lei Geral das MPEs
A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A lei já foi implementada em 229 cidades gaúchas. A meta de completar 50 novas implantações só este ano foi atingida.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.