
Mais buscados: Mei CREDITO Sei boas praticas consultoria

Da Redação
Na terça-feira, 17 de dezembro, ocorrerá em São Pedro do Sul a entrega do relatório final do posicionamento estratégico para o turismo da região do Consórcio Caminho das Origens, Vale do Jaguari e Geoparque Raízes de Pedra. O evento faz parte do projeto coordenado pelo Sebrae RS, com apoio do IFFar e subsídio da Sicredi. Ele tem como objetivo criar um posicionamento turístico para 11 municípios da região central e da campanha do RS. O evento será realizado das 13h30 às 16h, na Casa de Cultura de São Pedro do Sul: Rua XV de Novembro, 827.
Estão convidados a participar do evento os representantes do poder público, empresários da área da gastronomia, meios de hospedagem, prestadores de serviços de transporte, organizadores de eventos, especialistas em turismo e todos que se interessem pelo tema. As inscrições podem ser feitas pelo contato (55) 9 9916-9709 ou por meio do link: https://forms.gle/3YEvRKLUXfnKwN2q9
Posicionamento turístico, o que é?
O posicionamento é um conjunto de características que reflete o potencial histórico, cultural, geológico e natural, e proporciona o direcionamento das ações nos poderes públicos municipais. Além disso, podem surgir novos empreendimentos para atender aos atributos indicados no relatório final, assim como novas rotas e roteiros, qualificação e promoção de produtos turísticos.
O Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Carlos Henrique Karsten, explica que o estudo tem como objetivo contribuir para que a região fortaleça e consolide a sua estrutura de atuação e atraia turistas de todo o mercado estadual e nacional. “O estudo apresenta o posicionamento e a proposta de valor, e define eixos estruturantes e projetos estratégicos para fortalecer a identidade e impulsionar o desenvolvimento turístico da região”. Carlos revela um dos resultados que serão apresentados no evento: os eixos estruturantes são quatro – visibilidade, encantamento, hospitalidade e experiências.
Os municípios que fazem parte são: Santiago, Capão do Cipó, Itacurubi, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Francisco De Assis, São Pedro do Sul, São Vicente Do Sul, Toropi e Unistalda. A mobilização conta com apoio também do Consórcio Caminho das Origens, Prefeituras Municipais e Geoparque Raízes de Pedra. Em 2025, cada município irá construir e atualizar seu plano municipal de turismo com as informações presentes no estudo.
Carmen Regina Dorneles Nogueira, Coordenadora Técnica Projeto Geoparque Raízes de Pedra no Instituto Federal Farroupilha, destaca que o posicionamento traz mais força para a governança, e segundo ela, é “um instrumento inspirador para valorizar ainda mais o território e propor ações de implantação de um turismo sustentável”.
Sobre o Projeto
Com a execução do projeto é possível orientar todas as ações dos poderes público e privado para transmitir uma comunicação clara ao mercado nacional e estabelecer diferenciais autênticos em relação a outros destinos turísticos. Dessa forma, a intenção é aumentar o fluxo de turistas, proporcionar uma experiência qualificada, gerar recurso econômico, promover o empreendedorismo, gerar emprego e renda. A metodologia já foi aplicada pelo Sebrae em outras regiões do estado, como a Costa Doce e Rota Águas e Pedras.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.