Mais buscados: Mei credito SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
A adoção de estratégias cada vez mais personalizadas e assertivas, elaboradas com base em dados, já é uma realidade presente nas mais diferentes áreas de atuação. E no turismo, isso não é diferente. Neste sentido, o Rio Grande do Sul é um dos pioneiros. Atualmente, o Estado é o único do país a contar com levantamentos que mostram o cenário pré e pós-pandemia, com mapeamentos desenvolvidos em 2019 e no ano passado. Os estudos realizados em parceria com Secretaria do Turismo fazem uso de uma das mais modernas formas de coleta de informações de “Big Data” – a qual reúne grande quantidade e complexidade de dados – para verificar o volume, o perfil e o padrão de comportamento dos turistas que transitam pelo solo gaúcho.
A chamada Pesquisa Móvel de Fluxo Turístico tomou como ponto de partida – ou chegada – 22 municípios de diferentes regiões do Estado. O principal aspecto levado em consideração para a escolha das cidades que participaram do levantamento foi a presença de malha aérea – existente em nove deles. Isso porque, aumentar e melhorar a malha aérea é fator fundamental de competitividade e de crescimento do RS no mercado nacional.
Quanto aos resultados, entre outras revelações, o trabalho apontou que as cidades de Pelotas, São Francisco de Paula e Garibaldi como aquelas que mais incrementaram o volume de turistas recebidos desde 2019. O fato, por si só, já é um forte demonstrativo de nossa diversidade cultural e de paisagens, uma vez que se trata de municípios com diferentes valências e em localidades distintas.
Vale salientar que o conteúdo do estudo é um insumo importante para apoiar no planejamento e nas estratégias de mercado e de promoção de destinos turísticos e para a cadeia produtiva.
Logo, mais que a apuração obtida nessa última pesquisa, contar com recortes de momentos tão distintos – embora o espaço de tempo seja curto – é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo no Estado. Sendo assim, agora chegou a vez de se debruçar sobre os dados e buscar soluções para termos uma cadeia produtiva ainda mais competitiva.
*Amanda Paim – coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.