Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI crEdito Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Turismo pioneiro no uso de dados

atualizado em: 17/08/23

Da Redação

COMPARTILHE

A adoção de estratégias cada vez mais personalizadas e assertivas, elaboradas com base em dados, já é uma realidade presente nas mais diferentes áreas de atuação. E no turismo, isso não é diferente. Neste sentido, o Rio Grande do Sul é um dos pioneiros. Atualmente, o Estado é o único do país a contar com levantamentos que mostram o cenário pré e pós-pandemia, com mapeamentos desenvolvidos em 2019 e no ano passado. Os estudos realizados em parceria com Secretaria do Turismo fazem uso de uma das mais modernas formas de coleta de informações de “Big Data” – a qual reúne grande quantidade e complexidade de dados – para verificar o volume, o perfil e o padrão de comportamento dos turistas que transitam pelo solo gaúcho. 

A chamada Pesquisa Móvel de Fluxo Turístico tomou como ponto de partida – ou chegada – 22 municípios de diferentes regiões do Estado. O principal aspecto levado em consideração para a escolha das cidades que participaram do levantamento foi a presença de malha aérea – existente em nove deles. Isso porque, aumentar e melhorar a malha aérea é fator fundamental de competitividade e de crescimento do RS no mercado nacional. 

Quanto aos resultados, entre outras revelações, o trabalho apontou que as cidades de Pelotas, São Francisco de Paula e Garibaldi como aquelas que mais incrementaram o volume de turistas recebidos desde 2019. O fato, por si só, já é um forte demonstrativo de nossa diversidade cultural e de paisagens, uma vez que se trata de municípios com diferentes valências e em localidades distintas.  

Vale salientar que o conteúdo do estudo é um insumo importante para apoiar no planejamento e nas estratégias de mercado e de promoção de destinos turísticos e para a cadeia produtiva.  

Logo, mais que a apuração obtida nessa última pesquisa, contar com recortes de momentos tão distintos – embora o espaço de tempo seja curto – é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo no Estado. Sendo assim, agora chegou a vez de se debruçar sobre os dados e buscar soluções para termos uma cadeia produtiva ainda mais competitiva.  

*Amanda Paim – coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: