Mais buscados: MEi crEdito Sei BOAS Praticas Consultoria
Da Redação
As universidades UCS e Faccat realizarão conjuntamente os atendimentos do projeto Negócio a Negócio nos municípios do Litoral Norte. Realizado há dois anos, o Negócio a Negócio consiste na orientação gratuita de microempresas e o Empreendedor Individual (EI) para a implementação de ferramentas básicas de gestão. A iniciativa do Sebrae/RS conta com a parceria de 12 instituições de ensino superior para a execução das ações em todo do Rio Grande do Sul.
Através da UCS deverão ser atendidas 1.300 empresas na primeira etapa que consiste em três visitas por empreendimento (diagnóstico; devolutiva e proposição do plano de ação; e auxílio na implementação das ações recomendadas). Já a Faccat terá pela frente o desafio de ir até 1.000 estabelecimentos localizados em oito cidades litorâneas. “Ao todo, visitaremos 2,3 mil microempresas e realizaremos 6.900 atendimentos”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
Segundo a gestora do projeto no Sebrae/RS, Viviane Andressa Pinto, optou-se por dividir o litoral entre duas instituições de ensino para facilitar a logística de atendimentos, já que as parceiras são de outras regiões do Estado. “As universidades demonstraram interesse em atuar na região e ambas estão executando plenamente suas metas de visitas na Serra (UCS) e no Vale do Paranhana (Faccat), por isso estaremos trabalhando no litoral com este formato”, justifica a gestora. A UCS já realiza os atendimentos nos municípios de Capão da Canoa e Torres. Já a Faccat dará início ao trabalho no mês de julho.
Os municípios atendidos pela UCS são: Capão da Canoa, Torres, Maquiné, Arroio do Sal, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Itati, Três Forquilhas, Xangri-lá, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba e Morrinhos do Sul. As cidades que ficaram a cargo da Faccat são: Tramandaí, Imbé, Cidereira, Osório, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Capivari do Sul e Caraá.
Entenda o projeto
O Negócio a Negócio consiste na orientação gratuita das microempresas com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, além do Empreendedor Individual, para a implementação de ferramentas de gestão. “A abordagem é realizada pelos Agentes de Orientação Empresarial – estudantes devidamente treinados e vinculados às instituições de ensino superior”, explica Viviane Andressa Pinto.
As universidades parceiras do Negócio a Negócio são: Pucrs (Região Metropolitana), Esade (Região Metropolitana), Urcamp (Região da Campanha), URI (Região Norte), Unijuí (Região Noroeste), UCS (Região da Serra Gaúcha e Litoral), Faccat, Feevale (Região dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana), Furg (Região Sul), UPF (Região Planalto), UFSM (Região Centro) e Univates (Região Vales do Taquari e do Rio Pardo).
Siga o SEBRAE RS
Notícias
10 de Outubro de 2024Não-Me-Toque investe na capacitação de servidores municipais com programa Cidade Empreendedora
SAIBA MAIS10 de Outubro de 2024
Com representantes de 12 países e 21 estados brasileiros, Mostratec-Liberato é lançada oficialmente
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
26/09/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para organizar as finanças e aumentar as vendas
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.