Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Um novo destino para o cicloturismo

Roteiro construído a partir da união entre micro e pequenas empresas na região de Pelotas e Morro Redondo integra viagem, educação ecológica e esporte

atualizado em: 07/05/18

Da Redação

COMPARTILHE

Pelotas – A primeira via latino-americana de cicloturismo com experiência ecológica organizada vai ser lançada no dia 9 de maio, na Cervejaria Original Bier (Rua Tamandaré, nº 52), em Pelotas. Entre 18h30 e 20h30, empreendedores de diversas micro e pequenas empresas vão apresentar o roteiro que conecta esporte e natureza: o Via Ecológica Serra dos Tapes. Seu traçado é ideal para ser realizado de bicicleta, agregando conhecimento, educação, sustentabilidade e diversão, além de possibilitar grande potencial de desenvolvimento para as comunidades das cidades de Pelotas e de Morro Redondo.

Um novo destino para o cicloturismo 2

Roteiro turístico que conecta esporte e natureza será lançado no próximo dia 09 de maio (Foto: Sebrae RS)

Ligado ao Projeto Costa Doce Natureza, coordenado pelo Sebrae RS, o Via Ecológica Serra dos Tapes chega para conquistar um público crescente em todo o Brasil. As prefeituras de Pelotas e de Morro Redondo, além da empresa Ecosul – concessionária de rodovias, também apoiaram as ações para a formação da Via Ecológica tal como um roteiro de aventura, passeio e contato com a natureza. Durante as consultorias aos empreendimentos participantes, a maioria recebeu treinamento e orientações voltadas ao público-alvo, como adequação para oferecer equipamentos e itens para quem usa bicicleta, alimentação correta para esportistas, didática para ensinar sobre plantio sustentável, cuidados com a natureza, gestão empresarial, etc.

Conforme a gestora do projeto pelo Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud, o roteiro de 114 km percorre estradas e trilhas que conectam propriedades rurais, hotéis, pousadas, cafés, comércio e serviços de maneira que os viajantes e seus acompanhantes estejam seguros e possam vivenciar situações realmente diferenciadas dos ambientes urbanos. “É um prazer acompanhar a transformação de vários pequenos negócios que, em conjunto, terão motivação e engajamento para proporcionar aos turistas tudo aquilo que eles esperam e ainda surpreendê-los. Para muitos empreendedores é um sonho concretizado”, avalia ela.

Depois de pesquisas sobre o trajeto e um trabalho intenso de campo para organizar uma lógica turística, a rota do passeio recebeu sinalização específica e foram reforçadas junto a alguns produtores rurais as ideias de prioridades para itens típicos regionais. Sendo assim, a Via Ecológica deve contribuir para a consolidação da Serra dos Tapes, na região Costa Doce, entre os principais destinos cicloturísticos do Brasil. “A inovação baseia-se na formatação de um produto turístico com base em princípios, experiências e práticas ecológicas que exploram a sensibilidade, (in)formação e consciência ambiental de empreendedores, gestores, comunidade e visitantes envolvidos”, explica Jussara.

Entre os idealizadores do projeto, o biólogo Leandro Karam, que já praticava o cicloturismo há alguns anos, diz que a intenção inicial de criar um roteiro dessa natureza cresceu por existir enorme demanda por destinos diferenciados e conscientes em preservação ambiental. “Além disso, para quem é adepto da prática da bicicleta em trilhas ou estradas de chão é bem mais interessante a atividade quando ela é acompanhada de oportunidades sociais, encontros, troca de conhecimento, lazer e cultura”, acredita. Ele é o diretor da Pedal Curticeira, empresa responsável pela venda e organização dos pacotes ou eventos na Via Ecológica Serra dos Tapes.

A partir do lançamento, interessados poderão adquirir o kit básico composto de um passaporte (que deverá ser carimbado nos empreendimentos visitados), uma carta de navegação, um mapa detalhado do percurso, o certificado em branco (que será homologado ao final da viagem) e materiais promocionais de parceiros, apoiadores e patrocinadores, incluindo camisetas. “Os valores serão divulgados no dia do evento de lançamento. Uma vez que o viajante adquira o kit, ele poderá contar com serviço de orientação e suporte via telefone/whatsapp, durante a viagem”, conta. O roteiro como um todo pode ser classificado como “autoguiado”, pois, as estradas, afinal, são públicas. “A diferença é que a partir da consolidação do Via Ecológica Serra dos Tapes, os viajantes conseguem reservar hotéis, pousadas, cafés e ter demais facilidades de modo profissional”. Entre as possibilidades para percorrer os 114 km, foram montados três trechos: o primeiro com 36 km e até 1000m de subidas acumuladas, o segundo com 44 km e 1000m de subidas acumuladas e o terceiro com 35 km e 1.100m de subidas acumuladas. Há também a possibilidade de grupos ou turistas solicitarem guias e carros de apoio para os percursos.

As empresas integrantes da Via Ecológica são: Casa Grupelli, Café Colonial Paiol, Hotel Fiss, Restaurante Cascata Colonial, Recanto Negrinho do Pastoreio Gastronomia e Lazer, Sítio Amoreza, Família Jung, Propriedade Agroflorestal Schiavon e Pedal Curticeira. Todas as informações e reservas online poderão ser feiras no site a ser inaugurado: www.serradostapes.com.br

Confira a programação do evento de lançamento:

18:30 às 19:30
– Bate-papo sobre BIKE FIT e ERGONOMIA na bicicleta, com Raclen Betemps (Bike Fiter);
– TOUR histórico nas dependências internas da Cervejaria Original Bier, com Valter Poech;
– Visita à HORTA URBANA e bate-papo com Clauber Manske (cervejeiro) sobre agricultura urbana, a cultura do lúpulo e o processo de produção artesanal de cerveja.

19:30 às 20:30
– Abertura oficial do evento por representantes das prefeituras de Pelotas, Morro Redondo, Ecosul e Sebrae;
– Apresentação da VIA ECOLÓGICA SERRA DOS TAPES-RS DE CICLOTURISMO, com Leandro Karam (Pedal Curticeira);
– Apresentação do VÍDEO INSTITUCIONAL de lançamento da Via Ecológica Serra dos Tapes-RS, produzido pela produtora Nomos.
– Degustação de produtos coloniais;

Pós 20:30
– Happy Hour
– Cerveja artesanal
– Natural Burguer
– Exposição de bicicletas Cannondale & Caloi

QUER IR DE BIKE?
– Saída as 18h, em grupo, da loja JL Casarin (Av. Bento Gonçalves, esquina Deodoro). Pelotas – RS

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Janeiro de 2025

Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália

SAIBA MAIS

 

17 de Janeiro de 2025

Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: