Loading SEBRAE

Mais buscados: mei sei Credito Consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Uma em cada quatro empresas gaúchas precisou remodelar o negócio durante a pandemia

Levantamento realizado pelo Sebrae RS mostra que 25% dos negócios passaram por alguma reestruturação

atualizado em: 26/11/20

Da Redação

COMPARTILHE

A remodelagem do negócio é uma realidade para 25% das empresas gaúchas, segundo a mais recente Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, desenvolvida pelo Sebrae RS. Além disso, 6% dos entrevistados indicaram já estar estruturando um novo negócio, acelerando processos de digitalização ou tendo que se reinventar para manter o faturamento ativo.

 

Algumas mudanças implementadas pelas empresas durante esse período mais delicado economicamente devem ser mantidas no pós-pandemia, como o relacionamento com clientes por redes sociais (54%), a adoção de controles financeiros mais rígidos (40%), a venda por redes sociais (35%), manutenção de equipes reduzidas (23%), a redução/adequação de estrutura física (19%), e o relacionamento com fornecedores e compras de insumos on-line (18%). A expectativa de manutenção dos negócios para os próximos 30 dias é citada por 46% dos entrevistados.

 

“As lições aprendidas por conta da modificação de cenário ocasionada pela pandemia não devem ser esquecidas pelos empreendedores. As adaptações e reestruturações dos negócios, que vão desde a adoção de novos canais de relacionamento com os clientes, até a total remodelagem dos negócios, devem ser mantidas e aperfeiçoadas daqui para a frente. O mercado mudou, e as empresas precisam entender estas mudanças e se adaptar a elas rapidamente, caso contrário poderão ter muita dificuldade de sobrevivência”, destaca o diretor superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

 

Estabilidade no faturamento

O comportamento do faturamento permaneceu praticamente estável de outubro para novembro, tendo aumentado para 21% dos empreendedores gaúchos, em comparação aos 23% de outubro, e diminuído para 48% em comparação aos 47% de outubro, o que pode sinalizar uma acomodação da situação das empresas no período.

 

A principal necessidade dos pequenos negócios permanece sendo o capital de giro (53%), com estabilidade dos percentuais em relação aos meses anteriores. Entretanto, outros temas ganham destaque para a expectativa da retomada das atividades, com foco em mercado e produtos. Entre eles: orientação sobre o uso de ferramentas digitais para venda e relacionamento com clientes (27%), análise sobre tendências e perspectivas do mercado (25%), consultoria/orientação para gestão financeira (25%), alternativas para diversificar produtos e serviços (25%), parcerias com outras empresas para otimizar os negócios (21%), consultoria para readequação e remodelagem de negócios (15%), e busca de novos fornecedores (15%). A Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios foi realizada de 04 a 17/11 e ouviu 484 clientes atendidos. A margem de erro é de 4,4%.

 

Mais dados da pesquisa:

Remodelagem do negócio

25% novembro

17,5% outubro

14% agosto

 

Empresas funcionando

89% novembro

92% outubro

87% setembro

87% agosto

79% julho

 

Para ajudar os empreendedores a buscarem melhores soluções para as suas empresas, o Sebrae RS criou uma página em seu portal, totalmente dedicada à remodelagem de negócios. Acesse gratuitamente https://sebraers.com.br/modelodenegocio e tenha à disposição conteúdos, e-books e consultorias que auxiliarão a identificar o nível de maturidade da empresa para agir de acordo com a própria necessidade, sendo assim, mais assertivo na tomada de decisões. A organização também atende aos empreendedores por meio do telefone 0800.570.0800, das 10h às 16h, e no www.sebraers.com.br, via chat. O atendimento presencial segue o mapa do distanciamento controlado do Governo do Estado.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Setembro de 2021

São Leopoldo agiliza processos de compras públicas

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2021

Sebrae em novo endereço

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 01/09/2021 18:00

Sebrae RS apresenta mais uma edição da batalha de startups, no Insight Sul

Sebrae RS Podcast 24/08/2021 16:00

Sebrae RS e PUC-RS lançam HUB Phygital

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: