Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Uma nova maneira de prolongar a vida de frutas, verduras e legumes

Essa é a ideia da Quiper Fresh, que está expondo no Espaço Juntos para Competir

atualizado em: 30/08/19

Da Redação

COMPARTILHE

Não se assuste se, ao olhar para uma fruteira, encontrar um morango azul. Trata-se de uma ideia criada pela startup Quiper Fresh, de Porto Alegre, que serve para prolongar em até três vezes a vida de frutas, verduras e legumes, reduzindo o desperdício e valorizando os alimentos. O Morango Azul está exposto no espaço Juntos para Competir, executado por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac, no Pavilhão Internacional da 42ª Expointer.

Uma nova maneira de prolongar a vida de frutas, verduras e legumes

O formato foi escolhido porque o morango é a fruta que tem o processo de desintegração mais acelerado (Foto: Marcus Berthold)

“Estar aqui é muito importante. Tem muita gente, muitos produtores querendo entender como funciona o morango e tentar usar o produto para benefício próprio. Por exemplo, eu trabalho com frutas e perco muito no transporte e vim ver o que tu podes fazer por mim. É legal que a gente pode pensar em como ajudar essas pessoas. Aqui estão os produtores, aquele que trabalha com frutas e toda a rede que a gente ainda não tinha contato. Então, está aí a importância de se aproximar, de eles nos conhecerem para, no futuro, podermos trabalhar juntos”, comenta a fundadora da Quiper Fresh, Fernanda Knebel.

A ideia surgiu depois que a Fernanda foi para Austrália, em 2014, para ajudar no restaurante de comida mexicana do irmão. Do outro lado do mundo, ela viu um produto semelhante. De volta ao Brasil, em 2016, criou o modelo de negócio. Em maio deste ano, lançou a Quiper Fresh, que tem como carro-chefe o Morango Azul.

“Quando descobri que de 30 a 40% de tudo o que era produzido de hortifruti ia parar no lixo e 7 milhões de pessoas passam fome aqui no Brasil, pensei que precisava fazer alguma coisa. É um conjunto de produtos que estão sendo colocados no lixo e que poderiam ser utilizados. Se eu conseguir reduzir esse desperdício em 15%, já estou super satisfeita”, explica a empresária.

O formato foi escolhido porque o morango é a fruta que tem o processo de desintegração mais acelerado. O segredo é um componente que inibe a ação do gás etileno, liberado pelos alimentos e responsável pela transição do verde para o maduro, prolongando, assim, o tempo de vida dos alimentos. Para ter um bom resultado, basta colocar o produto próximo dos alimentos.

A empresa tem uma parceria com a Forte Indústria e Comércio de Artefatos Plásticos, de Canoas, que desenvolve a matriz para a produção do Morango Azul. Hoje, o produto pode ser comprado pela internet no site (www.quiperfresh.com.br) e redes sociais da Quiper Fresh, mas a Fernanda já está negociando uma parceria com o Zaffari para definir a melhor forma de disponibilizar para os consumidores.

Além da Quiper Fresh, a Tryber Tecnologia (Independência), Falker Automação Agrícola (Porto Alegre), Central do Boi ( São Paulo), Agrocloud (Flores da Cunha), Startup Partamon (Pelotas), Prediza Tecnologia da Informação (Caxias do Sul), Raks Tecnologia Agrícola (São Leopoldo) e Eirene Solutions (Porto Alegre) estão expondo suas ideias até o dia 01 de setembro no Espaço Juntos para Competir, na 42ª Expointer. São três para cada uma das cadeias produtivas: Vitivinicultura, Pecuária de Corte e Leite e Derivados. Venha conhecer!

Saiba mais sobre o Juntos para Competir
Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, em 2019, 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.

O agricultor interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: